Conselhos de Enfermagem da Região Norte se encontram em Belém
Encontro é para realizar discussão sobre “Novo Manual de Fiscalização” do sistema Cofen/Corens.
Na mesa de abertura, estiveram presentes o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire Gomes, a coordenadora da Comissão de Educação Permanente, Danielle Cruz, e o coordenador do departamento de divisão de fiscalização do Cofen, Walkirio Almeida. A formação contou, ainda, com a participação de representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem dos estados do Acre e do Amapá. O encontro ocorreu nos dias 02, 03 e 04 de abril, no auditório Tocantins, do Hotel Sagres, em Belém.O evento foi ministrado pelos coordenadores dos Departamentos de Gestão do Exercício Profissional e de Divisão de Fiscalização (Cofen), Heloísa Helena e Walkirio Almeida, respectivamente.
Com uma abordagem educativa, preventiva e corretiva, o “Novo Manual de Fiscalização”, estabelece normas e diretrizes para fiscalizar o exercício profissional da Enfermagem. O documento oferece orientações sobre os procedimentos de fiscalização.
Heloisa Helena agradeceu a hospitalidade durante os 03 dias de capacitação. “Foram dias importantes, com participações efetivas das representações do Acre, Amapá e Pará, que deram contribuições relevantes neste encontro”, destacou. “Todos os questionamentos e levantamentos compartilhados contribuíram para garantir entregas eficazes nas fiscalizações do exercício profissional, proporcionando a efetividade necessária tanto para os profissionais quanto para a sociedade brasileira”, acrescentou.
Coren-Acre e Coren-AP participaram do encontro na capital paraense
Representantes do Coren-Acre e do Coren-Amapá marcaram presença no encontro dedicado à formação do novo manual. A presença de ambos os estados reforçou a parceria entre os conselhos regionais, visando o aprimoramento das práticas de fiscalização e o fortalecimento da Enfermagem em suas respectivas regiões.
“Foi uma satisfação muito grande, nós do Coren-Acre, estarmos aqui no Pará participando da capacitação da nova resolução de fiscalização dos Corens”, afirmou Lourenço Vasconcelos, conselheiro-secretário do Coren-Acre. Ainda segundo ele, o treinamento superou as expectativas de todos os participantes. “Aprendemos muito com esse evento que foi fundamental para aprimorar ainda mais nosso serviço de fiscalização no estado do Acre”, ressaltou.
“Essa experiência foi enriquecedora e esclarecedora sobre a nova estrutura da política de fiscalização. Discutimos detalhadamente o sistema, os agentes, os diferentes tipos de fiscalização, conformidade e os instrumentos que iremos utilizar. Foi uma oportunidade que adquirimos nesses 03 dias, informações de suma importância, além de compartilharmos conhecimentos com os colegas presentes neste encontro”, frisou Daniele de Sousa, Enfermeira Fiscal do Coren-AP.
“Com a implementação desta nova resolução, destacamos uma filosofia de trabalho focada na resolutividade. É crucial estabelecer um ciclo completo de ações de fiscalização, utilizando ferramentas que garantam o alcance dos resultados planejados pelos departamentos de fiscalização dos Corens”, afirmou Walkirio Almeida, representante do Cofen.