Prefeitura de Belém capacita profissionais da saúde no 1 º Curso de Formação de Monitores de Sala de Vacinação
Multiplicar o número de profissionais capacitados para atuação nas salas de vacinação e potencializar a educação permanente em saúde para atender a demanda constante de novas orientações e tecnologias de vacinação na rede municipal de saúde. Esse é foco do 1 º Curso de Formação de Monitores de Sala de Vacinação, que está sendo realizado na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra).
O curso é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Capacita Imune, empresa especializada em treinamento e consultoria na área de imunizações.
“Ficamos felizes de trazer esse curso para a cidade de Belém. É uma ação positiva para a sociedade, com a capacitação de profissionais de saúde preparados para qualquer situação que possa aparecer nas salas de vacinação, repassando, com segurança, as informações atualizadas sobre calendário vacinal, faixa etária, indicações sobre o número de doses, entre outras informações. Vacina é direito de todos”, destaca Nazaré Athayde, coordenadora do Programa de Imunização da Sesma.
Com início na segunda-feira, 1º, o curso conta com a participação de 20 profissionais de saúde da Sesma. Após a conclusão do curso, com carga horária de 44h, esses profissionais serão agentes multiplicadores para atuar nos oito distritos da capital paraense.
Atualização
“O curso aborda temas ligados diretamente ao profissional como agente de educação em saúde, com parte teórica sobre a atualização do Programa Nacional de Imunização e a consequentemente prática nas salas de vacinação, resgate de esquemas de imunização que estão em atraso, vacinação no contexto (ribeirinho, população indígena e quilombola), os acessos (aéreo, terrestre e fluvial) e as novas técnicas que trabalham com o manejo de dor e redução de trauma no processo de vacinação”, explica Evelin Plácido, instrutora e coordenadora do Capacita Imune.
A meta é eliminar as barreiras entre o serviço público prestado gratuitamente pela rede municipal de saúde e o paciente que faz uso desse serviço, formando profissionais que irão compartilhar informação atualizada sobre o processo e prática de vacinação para servidores do município e agentes comunitários da área de saúde.
O desafio é abrangente, pois visa melhor atendimento para o público recém-nascido portador de patologias e que necessita de informações para vacinação específica, o público infantil, adolescente, adulto, idosos, gestantes e pessoas que fazem parte da categoria de povos originários e quilombolas.
“Estamos tendo a oportunidade de aprender mais, de aperfeiçoar e atualizar o conhecimento que já temos por meio de práticas metodológicas. Experiência enriquecedora na transmissão de informações para profissionais e usuários que estão lá na ponta, do outro lado do atendimento” , avalia Lanna Xantipa, enfermeira integrante da Coordenação de Imunização da Sesma.
Cronograma
Após o curso, que será ministrado até sexta-feira, 5, será elaborado o cronograma de repasse de todos os itens abordados. Depois, serão destacados 2 monitores para cada um dos oito distritos administrativos da capital paraense. Eles irão ministrar os novos cursos de monitoramento de salas de vacinação, procedimento que será estendido também para as instituições parceiras de nível superior da área de saúde que disponibilizam locais de vacinação.