Estado entrega novas instalações, posto bancário e estacionamento na Ceasa, em Belém
Banpará vai oferecer vários serviços, entre eles, abertura de conta, atendimento 24h e operações de crédito e microcrédito
O governo do Estado entregou, nesta terça-feira (2), a reconstrução do prédio da sede administrativa, o Posto de Atendimento do Banpará, o novo núcleo de projetos e o estacionamento da Centrais de Abastecimento do Pará S.A (CEASA), em Belém. As obras possuem o investimento de mais de R$ 27 milhões, e vão melhorar a vida dos servidores e frequentadores do espaço público.
Acompanhando da vice-governadora, Hana Ghassan, o governador do Estado, Helder Barbalho, destacou os investimentos feitos na Ceasa que vai beneficiar a todos.
“Investindo na nossa central de abastecimento do Estado, melhorando o ambiente para quem trabalha, melhorando o ambiente para os permissionários que aqui vendem os seus produtos e estimulando que as pessoas possam vir aqui para comprar produtos oriundos da agricultura, da agricultura familiar, a qualidade e a diversidade daquilo que aqui é ofertado. O governo do Estado está investindo para que a central de abastecimento possa ser moderna e, acima de tudo, possa cada vez mais consolidar o papel de distribuir todos os produtos que estão abastecendo, seja o interior, seja a capital, para que nós possamos colocar na mesa dos paraenses. Vamos continuar com esta agenda, avançando na qualificação da Ceasa para que possamos ter produtos de qualidade e, acima de tudo, estimular que aqueles que aqui trabalham possam entregar o melhor serviço para a nossa população, detalhou o chefe do executivo estadual.
Com quase 50 anos de serviço prestado para a população, esta é a primeira vez que a sede administrativa da Central de Abastecimento no Pará passa por grandes obras de modernização predial preventiva e corretiva dos espaços e faz a criação de novos locais setorizados.
Na sede administrativa foram reconstruídas 20 salas administrativas, 3 setores de diretoria, 3 salas de reunião, gabinete, presidência, uma cozinha com área para almoço dos servidores e um auditório com capacidade de 150 pessoas.
Um ambiente com boa estrutura para desenvolver o trabalho é muito importante para a qualidade do atendimento prestado ao público e aos permissionários. Há 11 anos com o servidor, Célio Carvalho, apontou as mudanças com a obra.
“É a primeira vez que a gente passa por uma transformação desse nível. Saiu realmente do papel. A reforma da sede administrativa, eu acho que durante esse período que eu estou aqui, foi a primeira vez que nós vimos uma reforma desse nível. Tanto que quando a gente sobe num prédio administrativo, a gente está notando uma diferença do ambiente de trabalho. Trabalhamos com mais entusiasmo”, contou o servidor.
Já na construção do novo Núcleo de Projetos, onde funcionarão os projetos sociais “Banco de Alimentos” e “Cozinha Escola”, foi pensado e equipado como os melhores e mais modernos maquinários para oferecer cursos de gastronomia para a população. Também terá uma estação de triagem e tratamento de alimentos, as cestas de alimentos vão ser montadas para serem distribuídas e também terá a distribuição regular de sopão e mingau para comunidade.
O espaço foi criado para dar vazão a mais de 10 toneladas de alimentos que eram desperdiçados todos os dias. Para o presidente da Ceasa, Raimundo dos Santos Júnior, com as entregas a Central de Abastecimento vai desenvolver os trabalhos com mais qualidade e destacou as melhorias em todas as áreas.
“Hoje a Ceasa do Pará recebe quatro obras extremamente importantes. Uma delas é o novo estacionamento, até então não possuía um local de estacionamento. Os carros acabavam parando pelas ruas do mercado. Então agora com esse estacionamento isso vai mudar completamente a realidade, vai ter um local para as pessoas estacionarem, vai diminuir o congestionamento e os riscos de acidentes. A sede administrativa foi completamente reformada, do chão até as paredes até o teto. Uma obra que tá trazendo tecnologia para os nossos servidores, era uma sede que tinha critérios dos anos 90, mas a obra modernizou toda a nossa estrutura”, disse o presidente da Ceasa.
Novo estacionamento – Com a finalidade de garantir mais espaço para os consumidores, vendedores e servidores do órgão, o governo do Estado também entregou a construção do novo estacionamento da Ceasa. O espaço possui uma área de 32 mil metros quadrados, com a disposição de 366 vagas de estacionamento. Em média, mais de 5 mil pessoas passam pela feira de abastecimento da Ceasa.
Para os veículos médios serão disponibilizadas 210 vagas. Já os leves terão 76 vagas, 10 vagas estão à disposição para Pessoa com Deficiência (PcD) e 70 unidades para veículos pesados. Todos os setores receberam sinalização vertical e horizontal de identificação.
“Dentro das prioridades eleitas pelo governo do estado, através do governador Helder Barbalho e da doutora Hana Ghassan, a prioridade foi ampliar o estacionamento tendo em visto que as pessoas já não vinham mais aqui, porque não tinham área de onde estacionar, área de segurança. Hoje você tem um estacionamento com vaga para mais de 350 veículos, iluminado, com segurança, com drenagem, enfim, trazendo o consumidor de volta para cá”, destacou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Além da pavimentação asfáltica, o local recebeu serviços de drenagem profunda, terraplenagem, meio fio, calçada e a sinalização viária. Também foram construídas duas rotatórias que vão melhorar a mobilidade de entrada e saída da Ceasa.
Reconstrução do Posto de Atendimento do Banpará na Ceasa
O governador do Estado e a vice-governadora também entregaram a reconstrução do Posto de Atendimento do Banco do Estado do Pará (Banpará) dentro da Ceasa, em Belém. Está é a 58ª unidade bancária entregue pelo governador do Estado, Helder Barbalho. Ao visitar as novas instalações, o governador do Pará destacou o compromisso de levar os atendimentos do banco dos paraenses para todas as regiões do estado.
Fundada há mais de 20 anos, a nova estrutura vai proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários do posto e de atendimento aos clientes.
O Posto de Atendimento Ceasa, o atendimento ao público será das 8h às 13h e o autoatendimento que vai funcionar 24h. Serão ofertados a abertura de contas, atendimento ao público em geral, operações de caixa eletrônico e atendimento presencial e produtos de investimentos.
Também são ofertados os serviços de crédito e microcrédito, como empréstimos Consignados, Banparacard, Crédito Rural, Crédito Imobiliário, Energia Solar, Crédito Pessoa Jurídica, Antecipação de Imposto de Renda, Antecipação de Décimo Terceiro, Banpará Comunidade, Credturismo, Fungetur, Empodera e Banpará Bio.
Por Todo o Pará – Agências e Postos de Atendimentos do Banpará estão presentes em 141 municípios paraenses. São mais de 160 agências no Estado que levam os benefícios do banco e mudam a vida dos paraenses que buscam os serviços oferecidos.
Segurança pública – A Polícia Militar do Pará (PM/Pa) vai construir um batalhão ambiental dentro do complexo da Ceasa para dar mais segurança para os permicionario e frequentadores.
Fonte: Agência Pará/SECOM