No Shopping Pátio Belém, a exposição fotográfica ´´Abraçando as Diferenças´´
Os consumidores que circularem pelo Shopping Pátio Belém poderão aproveitar para conhecer a exposição fotográfica Abraçando as Diferenças. Com a finalidade de promover o pensamento inclusivo a pessoas com Síndrome de Down, o shopping recebe a exposição como um lembrete para a sociedade sobre a necessidade de falar sobre o tema combatendo estigmas e preconceitos acerca do assunto.
Em alusão ao Dia da Síndrome de Down, que é comemorado em março, a exposição é assinada pelo Centro Integrado de Educação Especial (CIEES) e segue gratuitamente até o dia 31 deste mês, na Varanda do 2º piso do shopping. A exibição é uma oportunidade para celebrar as conquistas, habilidades e contribuições das pessoas com síndrome de Down para suas comunidades e para o mundo em geral.
Através da exposição, o shopping busca não apenas celebrar, mas também educar e sensibilizar o público sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade. Cada foto exposta conta uma história única, repleta de amor, resiliência e superação. Ao contemplar as fotografias, o público é convidado a refletir sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.
O Centro Integrado de Educação Especial (CIEES) teve sua origem na determinação de um grupo de pais interessados em proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus filhos, considerados pessoas com deficiência. Nessa perspectiva, em 11 de novembro de 1991, esse grupo fundou a Associação Centro Integrado de Educação Especial, dando assim início ao CIEES.
O CIEES tem 32 anos de experiência na prestação de serviços à comunidade de Belém e região. Ele atende a pessoas com deficiência na faixa etária de 15 a 60 anos que apresentam deficiência intelectual e múltipla, tendo como principal objetivo proporcionar a valorização plena do ser humano, visando à autonomia e independência na vida.
A entidade funciona em dois turnos, baseando-se em programas que abrangem áreas como Linguagem, Noções Lógico-Matemáticas, Educação Física, Informática Educativa, Programa de orientação e acompanhamento à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Processo de Envelhecimento, AVA (Atividades de Vida Autônoma e Social), e Programa de Expressão Artística e Cultural. Além disso, oferece serviços de apoio por meio de programas de Psicologia e Fonoaudiologia.
Para manter suas atividades, o CIEES estabeleceu parceria e convênio com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) desde 1992, recebendo subsídios financeiros parciais para amparar na contratação de pessoal efetivo e terceirizado.
Fonte: CA Comunicação/Letícia Villacorta