Cultura

Conheça os campeões da primeira etapa dos desfiles oficiais de Belém no Carnaval 2024

A cada nota máxima, os gritos dos carnavalescos reunidos na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel ecoavam pelo Bairro do Samba e Amor. 

Nesta terça-feira, 27, ocorreu a apuração do concurso oficial das Escolas de Samba do 2º e 3º grupo e de Blocos Carnavalescos de Belém. Até as 20h, as 19 agremiações que desfilaram nesta primeira etapa dos desfiles tiveram suas notas reveladas.  

A cada nota máxima, os gritos dos carnavalescos reunidos na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel ecoavam pelo Bairro do Samba e Amor. 

A programação iniciou com a apuração das notas do concurso oficial de blocos carnavalescos. Com o tema “A Luz é Vida, Viver é Arte”, o Bloco do Sapo Muiraquitã foi o grande vencedor, com o 1º lugar. O bloco Estrela Reluzente ficou em 2º lugar e o 3º lugar ficou com o bloco carnavalesco “Estação Terceira”. 

Logo em seguida, as notas das Escolas de Samba do 3º grupo foram reveladas. A Agremiação Carnavalesca “Caprichosos da Cidade Nova” garantiu o 1º lugar no pódio com o enredo que homenageou o ex-carnavalesco Félix Lopes, “É Por Amor, Felix!”. Em 2º lugar ficou a escola de samba “Os Guerreiros do Samba e do Amor” e o 3º lugar com a “Universidade de Samba Nação Rubro Negra”. 

“Primeiro, eu quero agradecer à Fumbel por um carnaval especial e dizer que estou muito feliz com nossa vitória, porque, desde que decidimos homenagear o grande incentivador cultural Félix, nós fomos abraçados por todos. Por isso, eu sabia que esse prêmio seria nosso”, conta o presidente dos “Caprichosos da Cidade Nova”, Daniel Fabian.

A noite encerrou com a apuração dos votos das Escolas de Samba do 2º grupo. Na disputa acirrada (que garantia uma Vaga no Grupo Especial), a Escola de Samba “Mocidade Olariense” se tornou a grande campeã. O Grêmio “Guardiões do Samba da Pedreira” garantiu o 2º lugar e em 3º ficou a Associação “Império Jurunense”. 

“Esse título é fruto do empenho de toda uma comunidade. Graças a Deus, com muita união e amor, nós conseguimos realizar um carnaval lindo. A mocidade, há anos, já merecia estar no grupo especial, de onde ela jamais deveria ter saído. Então, foi através de muita luta, garra e dedicação que vamos levar esse prêmio para Icoaraci. E ano que vem estaremos no grupo especial!”, exclama Jair Apollo, presidente da Mocidade Olariense. 

Blocos Carnavalescos:

1º Lugar: Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco “Bloco do Sapo Muiraquitã”

Samba Tema: A luz é vida, viver é arte

2º Lugar: Associação Carnavalesca “Estrela Reluzente”

Samba Tema: Estrela, Sol e Lua. O Brilho do Universo

3º Lugar: Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco “Estação Terceira”

Samba Tema: De São João a Boi Bumbá, tudo é cultura popular

Escolas de Samba do 3º grupo 

1º Lugar – Agremiação Carnavalesca “Caprichosos da Cidade Nova”

Enredo: “É Por Amor, Felix!”

2º Lugar –  Associação Sociocultural e  Carnavalesco “Guerreiros do Samba e do Amor” 

Enredo: Fabri Cultura, Expressão Cultural e Artística no Carnaval, Guerreiros que Fazem o Maior Espetáculo da Terra”

3º Lugar – Grêmio Rec. Cult. “Universidade de Samba Nação Rubro Negra” – Enredo: “Marajó de Encantos e Magia”

Escolas de Samba do 2º Grupo

1º Lugar –  Escola de Samba “Mocidade Olariense”

Enredo: “Pelos Caminhos da Fé”

2º Lugar – Guardiões do Samba da Pedreira – GRCS

Enredo: “Cantos e Encantos de Marapanim”

3º Lugar – Associação Carnavalesca “Império Jurunense”

Enredo: “Saravá Umbanda um Mundo Cheio de Luz!”

Os desfiles oficiais continuam na avenida

Neste final de semana, 11 agremiações estarão desfilando para manter-se no cobiçado “Grupo Especial”. Na sexta-feira, 1, e no sábado, 2, o espetáculo continua com as escolas de samba garantindo um verdadeiro espetáculo de cores, ritmo e paixão.

Próximos desfiles na Aldeia Cabana

Sexta-feira, 01/03 – 19h

Boêmios da Vila Famosa;
Os Colibris;
Deixa Falar;
Matinha; e
Império Pedreirense.

Sábado, 02/03 – 18h

Piratas da Batucada;
Império de Samba Quem São Eles;
Bole Bole;
Acadêmicos da Pedreira;
Rancho Não Posso Me Amofiná; e
Xodó da Nega.

Fonte: Agência Belém

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo