Para ampliar a segurança pública: Totens são entregues em Altamira, sudoeste paraense
O governador Helder Barbalho afirmou a importância da implantação de novas estratégias de tecnologia com inteligência artificial para auxiliar nas ações de segurança no Pará
Para fortalecer e descentralizar os investimentos e ações em segurança pública no Pará, o Governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 23, oito totens de segurança pública instalados no município de Altamira, sudoeste paraense. A iniciativa faz parte do projeto “Cidades Inteligentes”, que fortalece a parceria com os municípios, a fim de potencializar as ações preventivas de segurança, com o uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial. O lançamento do equipamento foi feito pelo governador Helder Barbalho, junto a vice-governadora Hana Ghassan, no totem instalado na Avenida João Rodrigues com a Av. Jader Barbalho.
O governador Helder Barbalho afirmou a importância da implantação de novas estratégias de tecnologia com inteligência artificial para auxiliar nas ações de segurança no Pará, sendo 50 equipamentos já instalados em localidades do Estado como Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá e Altamira.
“São, portanto, cinco municípios que inicialmente estão recebendo estes totens. Aqui, são oito locais de Altamira que estão sendo contemplados. Este equipamento possui câmera 360º, além de outras câmeras que ficam permanentemente fazendo o monitoramento, [além de] inteligência artificial em que há, a partir do monitoramento de câmeras, a identificação facial e, caso a pessoa esteja no sistema de procura do sistema penal, imediatamente é acionado o Ciop para que seja feita a recaptura. Da mesma forma, também é integrado com o Departamento de Trânsito do Estado, para que se a placa estiver acusando ser um carro roubado, furtado ou que tenha qualquer tipo de pendências com a Justiça ou com o sistema de segurança, também é acionado o sistema de segurança. Aqui, o cidadão pode acionar a partir deste botão, diretamente, o 190 e fazer a solicitação, a demanda, o pedido de socorro ou pedido de apoio para o sistema do Ciop”, explicou Helder Barbalho.
O chefe do executivo estadual acrescentou ainda sobre as demais funcionalidades, e reforçou a importância de evitar usar o totem para trotes. “Também pode ser emitido sinais de informações para a sociedade. Então, por exemplo, aqui tem um centro de convenções de Altamira, no momento que estiver havendo uma feira e quiser ter um informe permanente, o sistema será acionado com uma mensagem gravada para que se possa orientar as pessoas com qualquer tipo de mensagem, uma campanha de vacinação, qualquer tipo de informação em que se possa utilizar esse equipamento. Nesse momento, são 50 equipamentos como esses já instalados no Estado e logo em seguida, nós estaremos ampliando para mais 50 equipamentos e, com isto, contemplando outras localidades. Esta é uma ferramenta que se associa aos esforços de segurança pública para que com o uso da inteligência, tecnologia, possamos avançar na redução da criminalidade. E um detalhe importante: a questão do trote. Nós precisamos sempre esclarecer à população que trote é crime e que as pessoas têm que compreender que esta é uma ferramenta efetivamente para quem necessita e precisa dela”, afirmou.
Estratégia – Os oitos equipamentos estão em pontos estratégicos do município, atendendo os critérios de maior visibilidade e circulação pública, para garantir mais agilidade nos chamados das ocorrências de urgência e emergência, além de facilitar a circulação de informações estratégicas entre as forças de segurança que atuam na região.
Cada totem possui quatro câmeras fixas que permitem a visualização em 360° de toda a área onde está localizado, além de uma câmera dome que permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado no Centro de Operações Integradas, o Ciop. Ele pode ainda emitir alertas sonoros em situações emergenciais, permitindo à população contato direto com o Centro de Operações da Segup (Ciop), que poderá acionar uma equipe policial e enviar a viatura mais próxima até o local indicado.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, os investimentos em tecnologia aliada à segurança são essenciais para a eficácia das ações de segurança que vêm sendo desenvolvidas desde 2019 no Estado, ocasionando a redução dos indicadores de criminalidade.
“Nós seguimos investindo em tudo que há de melhor para garantir mais segurança à nossa população, desta vez entregamos mais um equipamento tecnológico para avançar ainda mais na segurança pública do Pará. Estamos lançando 50 totens de segurança pública, iniciamos as entregas por Belém, e desta vez, Altamira foi beneficiada para melhorar cada vez mais as ações na região. Em breve lançaremos em Marabá, Santarém e Ananindeua, e em uma segunda fase, outros municípios também contarão com a presença dele. Os equipamentos possuem vários tipos de inteligências embarcadas: reconhecimento facial, reconhecimento de placa veicular, possibilidade do cidadão poder acionar o Ciop diretamente desse totem, além de mensagens de voz que também podem ser emitidas por esse totem. Trata-se de um equipamento fantástico que poderá ajudar ainda mais a segurança pública do Pará, tanto nas ocorrências de urgência e emergência, quanto nas investigações policiais”, ressaltou Ualame Machado.
Localização dos equipamentos em Altamira:
1- Av. João Pessoa c/ Trav. Agrário Cavalcante
2 – Av. Sete de Setembro c/ Trav. Dez de Novembro
3 – Av. Jader Barbalho c/ Av. João Rodrigues
4- Mercado Municipal
5 – Porto da Balsa (Altamira – Assurini)
6 – Av. Tancredo Neves c/ Acesso dois
7 – Av. Bom Jesus com Rua Cumaru
8 – Aeroporto – Tancredo Neves
Fonte: Agência Pará
Por Roberta Meireles (SEGUP)