Estado executa obras de macrodrenagem no canal do Bengui e Marambaia
Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com as obras
Nesta terça-feira (6), o governo do Estado assinou a Ordem de Serviço para as obras de macrodrenagem do Canal do Bengui e Marambaia e a rua das Rosas. As obras de macrodrenagem de canais avançam por toda Belém, isso contribui para a melhora da qualidade de vida, evitando os alagamentos e a geração de emprego nas obras com mão de obra local.
“Esta é uma obra que abre novas avenidas, integrações de bairro, facilita a mobilidade urbana nesta região da cidade, prepara cada vez mais para o fluxo desta região do Mangueirão, abrindo novos circuitos de tráfego para os veículos, organiza urbanisticamente esta região da cidade e principalmente dá solução para o saneamento, para o fluxo das águas, evitando o alagamento para a população. População que merece e tem o direito a viver num ambiente de qualidade em que não tenha o constrangimento de ver as suas casas alagadas. Com mais esta obra de saneamento, Belém avança através das obras do governo do Pará para dar solução definitiva à infraestrutura urbana e à qualidade de vida da nossa população”, ressaltou o governador do Estado, Helder Barbalho, ressaltando a importância dos investimentos para a melhoria da malha viária dentro da capital paraense.
O chefe do executivo estadual destacou ainda os novos investimentos e esforços do governo do Estado para a construção de novas vias de acesso, interligando bairros dentro da grande Belém. “Aqui nós estamos abrindo novas vias de integração da Augusto Montenegro com a Avenida Centenário e iniciando um projeto estratégico que vai avançar com a duplicação da Rua da Marinha com a abertura dentro do terreno da marinha interligando essa região, já direto para o Marex e também para a Marambaia para que nós possamos ampliar as ofertas de tráfego, de fluxo de veículos e a organização da infraestrutura de Belém”, destacou a iniciativa.
Veja no video o que diz o governador
Com investimento do Estado de mais de R$ 120 milhões, os serviços serão executados pela Secretaria de Estado e Obras Públicas (Seop), com obras de esgotamento sanitário, de abastecimento de água, de drenagem pluvial, estação elevatória de esgoto (EEE), sistema viário, pavimentação asfáltica e calçada. Por meio do Programa de Aterro de Quintais (PAQUIN) será usado 11.992,57 metros cúbicos de Aterro para atendimento aos moradores da área.
Há 32 anos morando na Rua das Rosas, Maria do Socorro falou das dificuldades em morar perto do canal do Bengui, e destacou as obras de reconstrução. “É uma grande satisfação ter o nosso governador atuando na nossa comunidade, que é muito carente no momento. Aqui alaga tudo as casas aqui vão pro fundo, é uma tristeza a gente morando aqui sem ter um benefício desse. Hoje, graças a Deus, nós já temos esse benefício”, contou a moradora.
A vice-governadora, Hana Ghassan, destacou a importância da obra para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “É uma obra de grande importância que estão recebendo. Essa obra vai valorizar a todos os imóveis que estão aqui, e melhorar a vida de cada morador e moradora dessa comunidade”, disse.
Os canais possuem mais de 1.850 metros de extensão, são dois dos 17 (dezessete) canais secundários que compõem a Bacia do Una, esses canais secundários fazem lançamento no canal principal denominado “Canal São Joaquim”.
“Essa obra começa lá no Augusto Montenegro e vai passar por trás daqueles prédios vindo até o canal da Marambaia até chegar aqui na confluência com esse canal que vem do Bengui. Nós vamos desobstruir a partir daqui do canal, abrindo ele para minimizar as questões dos alagamentos, até porque isso faz parte de um complexo, de uma grande Bacia”, esclareceu o secretário Ruy Cabral, sobre como vai funcionar o andamento das obras de reconstrução do canal.
O novo aparelho público terá, além da urbanização, quadra poliesportiva, playground e academia ao ar livre, pontes e passarelas. A rua das Rosas vai receber pavimentação asfáltica, drenagem, sarjeta, calçada, meio-fio e sinalização.
Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com as obras, uma delas é a dona Regiane Nascimento, que mora há 28 anos perto do canal, contou que, “havia muitos anos a comunidade querendo isso. E agora está sendo realizado graças ao governador Helder. Então é uma gratificação. A comunidade está agradecendo. Todo mundo é grato pelo que ele está fazendo. E se Deus quiser, essa obra vai melhorar nossas vidas”, falou a moradora.
Mais infraestrutura – Em janeiro, o governo do Estado já assinou a ordem de serviço para as obras de saneamento dos canais da Cipriano Santos, do Mártir, do Murutucu, da Vileta, da Timbó, da União e o Leal Martins.
Por Governo do Pará (SECOM)
Fonte: Agência Pará