Social

Estado executa obras de macrodrenagem no canal do Bengui e Marambaia

Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com as obras

Nesta terça-feira (6), o governo do Estado assinou a Ordem de Serviço para as obras de macrodrenagem do Canal do Bengui e Marambaia e a rua das Rosas. As obras de macrodrenagem de canais avançam por toda Belém, isso contribui para a melhora da qualidade de vida, evitando os alagamentos e a geração de emprego nas obras com mão de obra local. 

“Esta é uma obra que abre novas avenidas, integrações de bairro, facilita a mobilidade urbana nesta região da cidade, prepara cada vez mais para o fluxo desta região do Mangueirão, abrindo novos circuitos de tráfego para os veículos, organiza urbanisticamente esta região da cidade e principalmente dá solução para o saneamento, para o fluxo das águas, evitando o alagamento para a população. População que merece e tem o direito a viver num ambiente de qualidade em que não tenha o constrangimento de ver as suas casas alagadas. Com mais esta obra de saneamento, Belém avança através das obras do governo do Pará para dar solução definitiva à infraestrutura urbana e à qualidade de vida da nossa população”, ressaltou o governador do Estado, Helder Barbalho, ressaltando a importância dos investimentos para a melhoria da malha viária dentro da capital paraense. 

Foto: Wellyngton Coelho / Ag.Pará

O chefe do executivo estadual destacou ainda os novos investimentos e esforços do governo do Estado para a construção de novas vias de acesso, interligando bairros dentro da grande Belém. “Aqui nós estamos abrindo novas vias de integração da Augusto Montenegro com a Avenida Centenário e iniciando um projeto estratégico que vai avançar com a duplicação da Rua da Marinha com a abertura dentro do terreno da marinha interligando essa região, já direto para o Marex e também para a Marambaia para que nós possamos ampliar as ofertas de tráfego, de fluxo de veículos e a organização da infraestrutura de Belém”, destacou a iniciativa.

Veja no video o que diz o governador

Com investimento do Estado de mais de R$ 120 milhões, os serviços serão executados pela Secretaria de Estado e Obras Públicas (Seop), com obras de esgotamento sanitário, de abastecimento de água, de drenagem pluvial, estação elevatória de esgoto (EEE), sistema viário, pavimentação asfáltica e calçada. Por meio do Programa de Aterro de Quintais (PAQUIN) será usado 11.992,57 metros cúbicos de Aterro para atendimento aos moradores da área. 

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Há 32 anos morando na Rua das Rosas, Maria do Socorro falou das dificuldades em morar perto do canal do Bengui, e destacou as obras de reconstrução. “É uma grande satisfação ter o nosso governador atuando na nossa comunidade, que é muito carente no momento. Aqui alaga tudo as casas aqui vão pro fundo, é uma tristeza a gente morando aqui sem ter um benefício desse. Hoje, graças a Deus, nós já temos esse benefício”, contou a moradora.

A vice-governadora, Hana Ghassan, destacou a importância da obra para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “É uma obra de grande importância que estão recebendo. Essa obra vai valorizar a todos os imóveis que estão aqui, e melhorar a vida de cada morador e moradora dessa comunidade”, disse.

Foto: Wellyngton Coelho / Ag.Pará

Os canais possuem mais de 1.850 metros de extensão, são dois dos 17 (dezessete) canais secundários que compõem a Bacia do Una, esses canais secundários fazem lançamento no canal principal denominado “Canal São Joaquim”. 

“Essa obra começa lá no Augusto Montenegro e vai passar por trás daqueles prédios vindo até o canal da Marambaia até chegar aqui na confluência com esse canal que vem do Bengui. Nós vamos desobstruir a partir daqui do canal, abrindo ele para minimizar as questões dos alagamentos, até porque isso faz parte de um complexo, de uma grande Bacia”, esclareceu o secretário Ruy Cabral, sobre como vai funcionar o andamento das obras de reconstrução do canal.

O novo aparelho público terá, além da urbanização, quadra poliesportiva, playground e academia ao ar livre, pontes e passarelas. A rua das Rosas vai receber pavimentação asfáltica, drenagem, sarjeta, calçada, meio-fio e sinalização. 

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com as obras, uma delas é a dona Regiane Nascimento, que mora há 28 anos perto do canal, contou que, “havia muitos anos a comunidade querendo isso. E agora está sendo realizado graças ao governador Helder. Então é uma gratificação. A comunidade está agradecendo. Todo mundo é grato pelo que ele está fazendo. E  se Deus quiser, essa obra vai melhorar nossas vidas”, falou a moradora.

Mais infraestrutura – Em janeiro, o governo do Estado já assinou a ordem de serviço para as obras de saneamento dos canais da Cipriano Santos, do Mártir, do Murutucu, da Vileta, da Timbó, da União e o Leal Martins.

Por Governo do Pará (SECOM)
Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo