Semas e Bloomberg discutem parceria em prol da política ambiental do Estado
Os representantes da secretaria apresentaram os principais programas da área ambiental atualmente executados pelo Estado, como o Plano de Restauração da Vegetação nativa e o Plano de Bioeconomia.
Para debater formas de atuação conjunta em prol da implementação da política ambiental do estado, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida se reuniu nesta sexta-feira (2), com representantes da Bloomberg Associates e da Bloomberg Philanthropies para debater formas de atuação conjunta em prol da implementação da política ambiental do Estado. Também foram discutidas estratégias de apoio para a realização da COP 30 em Belém, em novembro de 2025.
“A parceria com a Bloomberg certamente será um importante passo para garantir a implementação dos planos ambientais do Estado, como o plano de bioeconomia e de restauração florestal. A Bloomberg se prontificou a conhecer melhor os planos do Pará. A Bloomberg Philanthropies se interessou pela bioeconomia e a Bloomberg Associates se interessou por investimentos. Porque ela pode investir no contexto dos planos e políticas que a gente está implementando aqui, e se prontificou também a atrair outros parceiros para trabalhar em conjunto com o governo do Pará na implementação da política ambiental do Estado”, afirmou Mauro O’de Almeida.
A Diretora Geral do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, Camilla Miranda, e a diretora de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais da Semas, Renata Nobre, também participaram da reunião.
Os representantes da secretaria apresentaram os principais programas da área ambiental atualmente executados pelo Estado, como o Plano de Restauração da Vegetação nativa e o Plano de Bioeconomia. “Entre os nossos principais focos estão a bioeconomia, a restauração florestal e o combate ao desmatamento ilegal, além da agricultura regenerativa. As atividades de uso do solo são as principais causa de emissão de gases causadores de efeito estufa no Estado”, afirmou o titular da Semas.
“Queremos entender melhor os programas que são atualmente desenvolvidos pelo Pará na área de meio ambiente e trabalhar para construir coalizões para garantir suporte aos planos desenvolvidos”, afirmou Laura Hickey, membro Honorária do Conselho da Fundação de Educação Ambiental da Bloomberg LP.
A reunião também contou com a participação de Melissa Wright, gestora da Bloomberg Ocean Initiative e ex-Diretora do Projeto de Energia da Cidade no Conselho de Defesa dos Recursos Naturais. Possui vasta experiência em iniciativas ambientais e climáticas urbanas. Também participou Daphne Wang, chefe de Comunicações e Assuntos Públicos, Clima e Meio Ambiente da Bloomberg Philanthropies. Acumula mais de 18 anos de experiência em comunicação estratégica, relações governamentais e gestão de crises. Outros representantes da organização presentes na reunião foram Annya Schneider, responsável pelo Programa Ambiental – Europa da Bloomberg Philanthropies; Jennifer Cuozzo, especialista em marketing político, com expertise em construção e gerenciamento de projetos complexos; Finnegan James, associado de Finanças Climáticas da Bloomberg Philanthropies.
Empresa global de tecnologia e informação com foco no mercado financeiro, a Bloomberg L.P. atua no fornecimento de dados, análises, notícias e ferramentas para profissionais do mercado financeiro, empresas e governos. Entre seus produtos e serviços estão o Terminal Bloomberg, a Bloomberg News, a Bloomberg Businessweek, a Bloomberg Radio e a Bloomberg TV.
A Bloomberg Associates é uma consultoria filantrópica que oferece pro bono expertise em gestão urbana para cidades ao redor do mundo. Trabalha com prefeitos e líderes locais para solucionar problemas complexos e melhorar a qualidade de vida nas cidades. As suas áreas de foco são segurança pública, transporte, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Já a Bloomberg Philanthropies é uma fundação privada que investe em diversas áreas, como meio ambiente, saúde pública, educação, artes e inovação governamental. Busca soluções para problemas globais e apoia iniciativas inovadoras que geram impacto positivo na sociedade e tem como áreas de foco: mudança climática, saúde global, educação e governança.
Texto: Antônio Darwich – Ascom Semas
Por Igor Nascimento (SEMAS)
Fonte: Agência Pará