Meio Ambiente

Semas e Bloomberg discutem parceria em prol da política ambiental do Estado

Os representantes da secretaria apresentaram os principais programas da área ambiental atualmente executados pelo Estado, como o Plano de Restauração da Vegetação nativa e o Plano de Bioeconomia.

Para debater formas de atuação conjunta em prol da implementação da política ambiental do estado, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida se reuniu nesta sexta-feira (2), com representantes da Bloomberg Associates e da Bloomberg Philanthropies para debater formas de atuação conjunta em prol da implementação da política ambiental do Estado. Também foram discutidas estratégias de apoio para a realização da COP 30 em Belém, em novembro de 2025.

“A parceria com a Bloomberg certamente será um importante passo para garantir a implementação dos planos ambientais do Estado, como o plano de bioeconomia e de restauração florestal. A Bloomberg se prontificou a conhecer melhor os planos do Pará. A Bloomberg Philanthropies se interessou pela bioeconomia e a Bloomberg Associates se interessou por investimentos. Porque ela pode investir no contexto dos planos e políticas que a gente está implementando aqui, e se prontificou também a atrair outros parceiros para trabalhar em conjunto com o governo do Pará na implementação da política ambiental do Estado”, afirmou Mauro O’de Almeida.

A Diretora Geral do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, Camilla Miranda, e a diretora de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais da Semas, Renata Nobre, também participaram da reunião.

Os representantes da secretaria apresentaram os principais programas da área ambiental atualmente executados pelo Estado, como o Plano de Restauração da Vegetação nativa e o Plano de Bioeconomia. “Entre os nossos principais focos estão a bioeconomia, a restauração florestal e o combate ao desmatamento ilegal, além da agricultura regenerativa. As atividades de uso do solo são as principais causa de emissão de gases causadores de efeito estufa no Estado”, afirmou o titular da Semas. 

Foto: Raquel Sanches/Semas

“Queremos entender melhor os programas que são atualmente desenvolvidos pelo Pará na área de meio ambiente e trabalhar para construir coalizões para garantir suporte aos planos desenvolvidos”, afirmou Laura Hickey, membro Honorária do Conselho da Fundação de Educação Ambiental da Bloomberg LP.

Laura Hickey, membro Honorária do Conselho da Fundação de Educação Ambiental da Bloomberg LP
Foto: Raquel Sanches/Semas

A reunião também contou com a participação de Melissa Wright, gestora da Bloomberg Ocean Initiative e ex-Diretora do Projeto de Energia da Cidade no Conselho de Defesa dos Recursos Naturais. Possui vasta experiência em iniciativas ambientais e climáticas urbanas. Também participou Daphne Wang, chefe de Comunicações e Assuntos Públicos, Clima e Meio Ambiente da Bloomberg Philanthropies. Acumula mais de 18 anos de experiência em comunicação estratégica, relações governamentais e gestão de crises. Outros representantes da organização presentes na reunião foram Annya Schneider, responsável pelo Programa Ambiental – Europa da Bloomberg Philanthropies; Jennifer Cuozzo, especialista em marketing político, com expertise em construção e gerenciamento de projetos complexos; Finnegan James, associado de Finanças Climáticas da Bloomberg Philanthropies.

Empresa global de tecnologia e informação com foco no mercado financeiro, a Bloomberg L.P. atua no fornecimento de dados, análises, notícias e ferramentas para profissionais do mercado financeiro, empresas e governos. Entre seus produtos e serviços estão o Terminal Bloomberg, a Bloomberg News, a Bloomberg Businessweek, a Bloomberg Radio e a Bloomberg TV.

A Bloomberg Associates é uma consultoria filantrópica que oferece pro bono expertise em gestão urbana para cidades ao redor do mundo. Trabalha com prefeitos e líderes locais para solucionar problemas complexos e melhorar a qualidade de vida nas cidades. As suas áreas de foco são segurança pública, transporte, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

Já a Bloomberg Philanthropies é uma fundação privada que investe em diversas áreas, como meio ambiente, saúde pública, educação, artes e inovação governamental. Busca soluções para problemas globais e apoia iniciativas inovadoras que geram impacto positivo na sociedade e tem como áreas de foco: mudança climática, saúde global, educação e governança.

Texto: Antônio Darwich – Ascom Semas

Por Igor Nascimento (SEMAS)

Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo