Tramontina apresenta primeira linha de talheres assistivos fabricados no Brasil
Garfos, facas e colheres foram desenvolvidos em parceria com pesquisadores e profissionais da área da saúde para garantir mais autonomia e qualidade de vida a pessoas com limitações motoras dos braços
A Tramontina dá um passo importante em direção à inclusão ao apresentar uma linha inédita de talheres assistivos, assumindo o pioneirismo na produção desses utensílios no país. A coleção ForAll de garfo, faca e colher com design especial é voltada, principalmente, a pessoas com doença de Parkinson e outras condições clínicas que alteram o movimento dos braços e mãos e que podem dificultar a alimentação. A iniciativa vem para atender a uma demanda crescente e fundamental: proporcionar independência e dignidade para pessoas com doenças ou condições que acabam tornando a hora das refeições menos prazerosa.
As peças são resultado do trabalho conjunto da Tramontina com o escritório de design ZON Design e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), responsável por todas as etapas de pesquisa para o desenvolvimento da linha junto a pacientes. Segundo a Dra. Aline Pagnussat, professora e pesquisadora da UFCSPA e da Georgia State University, a qual foi responsável pelas pesquisas junto aos pacientes, a doença de Parkinson é hoje a segunda doença degenerativa mais comum no mundo, com mais de 8 milhões de pessoas acometidas. Em função do envelhecimento populacional esse número tende a aumentar significativamente nos próximos anos, podendo atingir a marca de 14 milhões até 2040.
Ela explica que as pessoas com doença de Parkinson apresentam diversos problemas de movimento, que podem acometer os braços e, com isso, impactar negativamente também na alimentação.
A fim de lançar ao mercado produtos que realmente levem em conta as demandas desse grande contingente populacional surgiu a ideia de desenvolver utensílios seguros e eficazes, sem desconsiderar o apelo estético e acessibilidade. O primeiro passo, conta a Dra. Aline, foi montar uma equipe multiprofissional que pudesse discutir o tema de forma ampla. A partir disso, foi conduzida uma pesquisa com pessoas com doença de Parkinson para coletar informações e sobre as principais dificuldades enfrentadas por eles durante a alimentação. Nessa primeira etapa da pesquisa, os participantes ainda puderam analisar e elencar pontos positivos e negativos de talheres regulares e adaptados disponíveis no mercado nacional e internacional.
A equipe comprovou que havia uma grande distância entre as necessidades de pessoas com limitação motora e as soluções disponíveis no mercado. Então, universidade, ZON Design e Tramontina se uniram para iniciar a criação dos utensílios. E só após minuciosas avaliações no Laboratório de Análise de Movimento e Reabilitação da UFCSPA, chegou-se ao produto final.
O resultado são itens inovadores não apenas pela tecnologia assistiva, mas também pelo design e qualidade. “São talheres que realmente levam em conta as necessidades e desejos do usuário, estabelecendo um padrão completamente diferente em relação aos demais produtos à venda no mercado nacional e internacional”, salienta Marcos Grespan, diretor da Tramontina.
A linha ForAll é composta por faca, colher e garfo, adquiridos em conjunto em um estojo pensado para que o usuário possa levar os talheres a qualquer lugar e realizar as refeições em família e com amigos com independência. As peças possuem design especial para facilitar o movimento dos usuários e textura grip nos cabos, proporcionando uma aderência firme e segura.
A linha For All conta com duas opções de jogos de talheres com estojo – uma totalmente em aço inox e outra com lâminas em aço e cabos em polipropileno cinza. Ambos contam com certificação internacional NSF, que analisa o processo de fabricação de um produto e atesta sua conformidade com padrões específicos de segurança, qualidade, sustentabilidade e desempenho. Na opção com acabamento em plástico há a garantia de proteção antimicrobiana.
Os itens estão à venda no e-commerce da marca e nas lojas oficiais da Tramontina (22 T store e 2 T factory store, em Carlos Barbosa e Farroupilha, no Rio Grande do Sul), presentes em 10 estados – Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e mais recentemente, Pará.
Há opção de talheres em aço com cabos de plástico ou totalmente em aço inox
Foto: (Tramontina/Divulgação)
Os talheres assistivos ForAll contam com alguns atributos singulares no mercado, de acordo com a ZON Design. São talheres com peso ideal e cabos ergonômicos e mais robustos com textura especial para proporcionar mais firmeza e segurança. O garfo é mais largo e a colher, mais estreita com bojo aprofundado, a fim de proporcionar maior estabilidade do alimento. Já a faca com serrilha especial e ponta arredondada garante potencial de corte com segurança.
Os novos produtos representam o compromisso da Tramontina com a promoção do direito à alimentação digna para todos, somando ao propósito da companhia de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos. Outro aspecto levado em conta na produção dos itens é a sustentabilidade. Os produtos são altamente duráveis e contam com matéria-prima ecologicamente correta e segura, como aço 100% reciclável. Com este lançamento, a marca estabelece um novo padrão de excelência na indústria culinária e na promoção da acessibilidade.
A empresa com mais de 22 mil itens no portfólio e 112 anos de história, conta hoje com nove fábricas no país – sete no Rio Grande do Sul, uma no Pará e outra em Pernambuco. Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca brasileira, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, além de materiais elétricos, móveis de madeira e plástico.
A ZON é um escritório de design, brasileiro, constituído por um time multidisciplinar de profissionais, pessoas talentosas e criativas, comprometidas com a excelência das entregas e das experiências e que vem criando, testando e executando conceitos bem sucedidos desde 1994 – sempre inspirado pela paixão ao design e com a visão no mundo globalizado.
Fundada em 1953 em Porto Alegre, desde sua origem a UFCSPA dedica-se exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão na área da saúde. Contando com 16 cursos de graduação, 12 programas de pós-graduação Stricto Sensu e 68 programas de residência médica e multiprofissional, a universidade é reconhecida em nível nacional e internacional pela qualidade acadêmica registrada em índices oficiais do Ministério da Educação e pela infraestrutura de ponta, com um prédio no campus central dedicado exclusivamente às atividades de pesquisa. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, do qual faz parte a professora Aline Pagnussat, destaca-se, entre outros temas, nas pesquisas relacionadas à prevenção e reabilitação da Doença de Parkinson, além de outros distúrbios do sistema neurológico nos três níveis de atenção à saúde.
Fonte: FTCom/Roberta Mello