Social

Macrodrenagem do canal da Cipriano Santos: vazão no escoamento das águas pluviais para evitar os alagamentos

Ao todo, o investimento do Estado nesta obra será de mais de R$112 milhões

“Moro aqui há 40 anos. Essa obra era muito esperada por conta dos alagamentos que precisávamos conviver. Aqui, ninguém andava e ficava todo mundo dentro de casa. Essa obra veio para fazer mais benefícios para as pessoas”. O desabafo é da dona de casa Vera Lúcia, de 54 anos, uma das moradoras que será beneficiada com as obras de macrodrenagem da Bacia do Tuncunduba – Canal da Cipriano Santos.

Com a finalidade da vazão no escoamento das águas pluviais para evitar os alagamentos no inverno amazônico e, assim, melhorar a vida da população, o Governo do Estado assinou nesta segunda-feira (29), a ordem de serviço de macrodrenagem do Canal Cipriano Santos, localizado na Bacia do Tucunduba. Ao todo, mais de 1.100 metros de canais vão receber os serviços de saneamento e urbanização. 

“Estamos avançando com a solução de um dos grandes problemas da nossa capital: os alagamentos. Agora, a partir de obras de macrodrenagem, estamos tendo solução para bairros que historicamente sofreram as consequências das chuvas e da falta de planejamento urbano. Já entregamos três quilômetros de canal e, agora, estamos assinando a ordem de serviço aqui para o canal da Cipriano Santos. São mais de 1.200 metros de canal que estarão sendo urbanizados para melhorar a vida das pessoas”, destacou o governador do Estado, Helder Barbalho. 

O chefe do executivo estadual ressaltou ainda os investimentos que o Estado fará na requalificação de outros canais na capital. “Na terça-feira (30), iniciaremos as obras do Canal do Mártir, na área do Cúrio-Ultinga, com mais de 500 metros, e na quarta-feira (31), o Canal da Vileta, que compõe este complexo do Tucunduba. Tudo isso, para que possamos definitivamente resolver os problemas de drenagem, de alagamento, garantindo qualidade de vida, urbanização e infraestrutura, para que Belém possa ser uma cidade melhor para se viver”, ressaltou.

Ao todo, o investimento do Estado nesta obra será de mais de R$112 milhões. No local serão realizados serviços de revestimento em placas de concreto, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas. Além disso, os serviços contemplam condução hidráulica de águas pluviais e residuais.

As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), que fará a requalificação do canal para valorizar a qualidade de vida dos moradores. “Estamos dando continuidade a esse grande programa importantíssimo, que é a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba. E hoje é um momento de felicidade, porque estamos assinando a ordem de serviço para a reconstrução dos 1.200 metros, e tendo como objetivo resgatar a dignidade do cidadão, que com muito tempo sofreu com os alagamentos, sofreu com a lama. Afinal de contas, são cerca de 300 mil pessoas dentro da área do polígono da macrodrenagem da baseia de Tucumduba”, pontou o secretário de Estado de Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral.

A moradora Jenifer Azevedo conta que já teve muitos prejuízos com o período chuvoso no local, e destacou a importância das obras de macrodrenagem na Bacia do Tucunduba, que já beneficiaram mais de 300 mil pessoas. “Era esperado pela gente por muito tempo! Eu nasci ouvindo sobre as obras da macrodrenagem do Tuncunduba e do Canal da Cipriano. Era um tormento para nós porque alagava tudo, chamegamos a perda coisa e teve um momento que tivemos que juntar dinheiro para levantar o piso para sairmos um pouco da enchente. A comunidade já passou por muitas coisas. Tanto a macrodrenagem do Tucunduba quanto a Cipriano Santos vieram para salvar a gente”, disse sela. 

A Bacia do Tucunduba é formada por 12 (doze) canais secundários que fazem lançamento no canal principal denominado “Canal Tucunduba”. Desde 2019, o Governo do Estado iniciou as obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e, ao todo, já beneficiou mais de 2,5 quilômetros de canais, que receberam serviços de infraestrutura e saneamento básico – e já foram entregues para a população, com pontes, passarelas, quadras poliesportivas, urbanização viária com praças, playgrounds e academias ao ar-livre e o aterramento de quintais ao longo de toda bacia,

Texto: Lucas Rocha (Ascom Seop)

Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo