Mais de 500 mil estudantes da rede estadual de ensino, retornam às aulas
O ano letivo de 2024 é marcado pelo aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral. São 33 novas escolas no modelo de ensino integral e mais de 17,7 mil novas vagas
Nesta segunda-feira (29) mais de 500 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino voltaram às aulas no Pará. E, o primeiro dia do novo ano letivo foi marcado muita alegria e dinâmicas especiais desenvolvidas pelas escolas para acolher os novos e o retorno dos antigos estudantes.
“Esta é uma semana de grandes notícias para a educação paraense. Iniciamos na segunda-feira, em Ananindeua, com o volta às aulas para toda a rede estadual de ensino e em diversas redes municipais parceiras que construíram o calendário em conjunto conosco neste ano pela primeira vez, além da entrega da escola Romulo Maiorana e outras quatro ao longo da semana, em Ananindeua, Belém e Parauapebas. Esse é mais um ano de renovação e avanço contínuo para a educação do Pará. Contamos com todas as famílias, equipes escolares e estudantes para, juntos, garantirmos mais oportunidades, ferramentas e reforçar a posição do Pará como referência em educação no Brasil”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
No município de Belém, a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Visconde de Souza Franco, também teve uma calorosa receptividade aos estudantes. Direção e professores estavam na entrada da unidade desejando boas vindas a pais e estudantes.
“Eu estudo aqui desde o primeiro ano e o ensino é muito bom, são professores qualificados, que se dedicam. Tivemos um mês de férias para descansar. Agora é o último ano nessa escola e estava ansiosa para encontrar meus amigos”, conta Bruna Raiol, aluna do 3º ano do Ensino Médio.
A volta às aulas inicia já com a nova matriz curricular aprovada pelo Conselho Estadual de Educação que traz de forma inédita no Brasil o fomento ao pensamento e a prática sustentável de maneira contínua nas escolas públicas do Pará, por meio do componente curricular com temática em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, com oferta obrigatória na rede estadual para todas as etapas de ensino e, por adesão, pelas redes municipais. Um total de 1,5 milhão de estudantes da rede pública de ensino do Pará poderão ser beneficiados com a iniciativa, sendo 550 mil, obrigatórios, na rede estadual e, por adesão das redes municipais, 618 mil estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e mais 461 mil dos anos finais (6º ao 9º ano).
Texto Bianca Rodrigues com colaboração de Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc
Fone: Agência Pará