Semas promove oficina de reaproveitamento de resíduos para moradores do bairro do Icuí
Por cinco dias na UsiPaz do Icuí, curso abordará o descarte correto, reciclagem, reaproveitamento de resíduos líquidos e sólidos, entre outros temas
Moradores do bairro de Icuí, em Ananindeua, participam, a partir desta segunda-feira (22), da Oficina de Reaproveitamento – Módulo II promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) na Usina da Paz do Icuí. Durante os cinco dias de capacitação, eles terão a oportunidade de aprender sobre temas como descarte correto, reciclagem, reaproveitamento de resíduos líquidos, orgânicos e sólidos e economia doméstica. A capacitação seguirá até a próxima sexta-feira (26).
“Hoje nós estamos falando um pouco sobre o reaproveitamento dos resíduos sólidos. Começamos com a Oficina de Embalagens Sustentáveis. Amanhã, vamos trabalhar com a questão do reaproveitamento do óleo de cozinha. Vamos ensinar nesse módulo 2 a estar fazendo sabão líquido a partir do primeiro módulo que foi realizado. E na quarta-feira, vamos trabalhar a questão dos resíduos orgânicos, que é a produção de horta suspensa em garrafa pet”, explica a técnica em gestão ambiental da Semas, Tanice Aguiar.
Tanice Aguiar também explica que no decorrer da oficina serão abordadas questões financeiras e de mercado, através da economia circular daquele material que iria ser despejado inadequadamente.
“Vamos trabalhar a questão da economia circular também durante a semana, ensinando que esses produtos que iam parar lá no nosso aterro sanitário pode ser alternativa de renda. Eles vão poder vender esses produtos a um preço barato, mas o mais importante é que iremos estar tirando esses resíduos no meio ambiente. Com isso, a gente vai estar trabalhando também a questão da precificação desses produtos durante a semana”, concluiu a técnica da Semas.
A moradora do bairro do Icuí, Michelle Salgado, que já participou do curso de capacitação de agentes ambientais na mesma UsiPaz, ressalta a importância de ações como as propostas pela Semas no intuito de conscientizar a população para o descarte adequado e reaproveitamento dos resíduos sólidos
“Esse já é o segundo curso promovido pela Semas que eu estou fazendo, o primeiro foi de agentes ambientais, e agora estou retornando para fazer a respeito de compostagem, como reaproveitar esse material, que a gente pode muito bem-estar aproveitando e não desperdiçando, e assim ajudando o nosso planeta. Então, é muito importante a gente ter essa consciência, e sempre estar se atualizando, principalmente porque a gente precisa ajudar uns aos outros”, disse.
TerPaz – A ação da Semas integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado do Pará, que tem como objetivos diminuir a violência e estimular ações sociais aliadas à segurança pública e cidadania à população em áreas estrategicamente mapeadas no estado.
As ações de educação ambiental, principalmente nas usinas da paz, visam orientar na destinação adequada a esses resíduos, promovendo essas ações de educação ambiental, com o objetivo de transformar essas pessoas que participam em novos multiplicadores dessas ações relacionadas ao meio ambiente.
Fonte: Agência Pará
Texto: Lucas Quirino – Ascom Semas
Por Igor Nascimento (SEMAS)