Mercado

Programa Família Mais Saudável é lançado em Belém nesta quarta-feira, 24

Belém se torna uma das primeiras capitais brasileiras a implantar o conceito de “APS do Futuro”, método para novas perspectivas e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como um marco histórico para a gestão municipal e para a sociedade paraense, a Prefeitura de Belém lança nesta quarta-feira, 24, o Programa Família Mais Saudável. O evento será realizado na Catedral da Família do Guamá, a partir das 9h, e terá a presença do Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e demais autoridades.

O ato público faz parte das comemorações dos 408 anos da capital paraense. Na oportunidade, serão apresentadas e acolhidas as 348 equipes da Estratégia Saúde da Família, compostas por médicos do Programa Mais Médicos, Agentes Comunitários em Saúde (ACSs), enfermeiros e técnicos de enfermagem, além das equipes de Saúde Bucal, que compõem o Programa Família Mais Saudável.

O programa, que fortalece o SUS no município com o apoio do Ministério da Saúde, tem a proposta de ampliar e qualificar os serviços de saúde ofertados em Belém. No âmbito municipal, o programa prevê ampliar a atuação das equipes de Atenção Primária à Saúde. “São mudanças significativas que vão triplicar o número de equipes do programa Saúde da Família, de modo que estamos reconstruindo o programa Família Saudável agora com o nome Família Mais Saudável”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues.

A construção do Programa Família Mais Saudável 

Em fevereiro de 2023 a ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou em Brasília o conceito de “APS do Futuro” para que todos os municípios brasileiros ofereçam à população uma saúde acessível, eficiente e igualitária. Belém e mais três cidades brasileiras foram escolhidas para implementar esse projeto-piloto de ampliação do acesso à Atenção Primária em Saúde. 

Ainda no primeiro semestre de 2023, uma equipe do Ministério da Saúde passou 60 dias em Belém junto com a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) quando finalizaram um projeto estratégico para essa estruturação, em quatro etapas. A meta, após a implantação de todas as etapas, é alcançar 100% de cobertura na ESF e na Saúde Bucal na capital.

Em julho de 2023, foi iniciado o processo de reforço das equipes que vão trabalhar no atendimento à população com a chegada de 50 novos médicos do programa Mais Médicos, do governo federal. Em agosto e setembro, mais 49 médicos foram integrados à rede municipal de saúde. Na sequência, em outubro, Belém recebeu outros 49 profissionais. Em dezembro, mais 65 médicos do Programa Mais médicos ingressaram na rede, totalizando 213. Além disso, foi realizado o Processo Seletivo Público (PSP) para a contratação de 1.120 Agentes Comunitários em Saúde (ACSs) e 295 Agentes de Endemias para o reforço das equipes. 

A rede de unidades básicas de saúde de Belém também está sendo preparada para dar início ao programa com o reforço de insumos, gestão de pessoas e estrutura física das unidades. Considerada a porta de entrada do usuário no SUS, na Atenção Primária os serviços são desenvolvidos por meio das Unidades Básicas.

Avanço da saúde pública

Com o lançamento do programa Família Mais Saudável a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Belém (Sesma), Belém salta de 124 equipes da Estratégia Saúde da Família para 348, saindo de uma cobertura de 28%, que ficou estagnada por anos, para aproximadamente 85%, o que representa mais de 1 milhão de pessoas que serão assistidas pelas ESFs e terão garantido o direito de acesso ao Sistema Único de Saúde.

Já a Saúde Bucal sai 19 equipes para 132, saltando de 2% para 30%.  A ampliação e qualificação da Atenção Primária em Saúde na capital paraense é um marco importante para o avanço da saúde pública, favorecendo a universalização do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Sugestões para entrevistas: 
– Nésio Fernandes, Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde;
– Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém;
– Pedro Anaisse, secretário de Saúde de Belém; 
– Médicos, ACSs e enfermeiros que fazem parte das equipes do Programa Família Mais Saudável.

 

Fonte: Agência Belém

Por Tamiris Amorim

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo