Mercado

Cabos elétricos de baixa qualidade podem causar acidentes

Curto-circuito, choques e incêndios estão entre os riscos dos cabos multiplexados fora do padrão. Especialista da fabricante de cabos elétricos de alumínio Alubar fala sobre a qualidade dos materiais.

Na correria diária, os cabos elétricos nas ruas são mais um detalhe na paisagem, mas o bom funcionamento deles garante o fornecimento adequado de energia para que tarefas cotidianas possam ser realizadas com conforto e segurança. Utilizado em redes de baixa tensão, os cabos multiplexados de alumínio são trançados juntos e com cores diferentes e podem ser vistos, principalmente, nas redes aéreas de distribuição de energia.

Os cabos multiplexados de alumínio são amplamente utilizados para interligar a rede de distribuição da concessionária de energia elétrica à rede do consumidor final, ou seja, fazem a ligação entre o poste e a entrada de residências e comércios. Sendo resistente à poluição e às ações do tempo, pode ser utilizado em locais arborizados e em áreas urbanas. Além disso, também é resistente à salinidade do ar provocada pela maresia, por isso, é comum encontrá-lo em ambientes próximos ao mar.            

Contudo, como todos os cabos elétricos, os multiplexados precisam ser fabricados de acordo com normas técnicas e padrões de qualidade, para evitar acidentes, curtos-circuitos, incêndios e prejuízos materiais e à saúde. Por isso, é importante estar atento para não cair na armadilha de comprar “cabos desbitolados” – ou seja, fora dos padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela norma brasileira ABNT NBR 8182. 

“Imagine que o condutor de um cabo deva ter 3 mm de diâmetro. Você vende como se tivesse 3, mas na verdade ele tem 2,5. Difícil de notar visualmente, mas isso causa uma diferença significativa de desempenho elétrico. Há casos em que o cabo até chega ao diâmetro correto, mas diminuindo o metal e aumentando a espessura do revestimento plástico. Isso faz com que o condutor não suporte a corrente elétrica que deveria, fazendo-o esquentar e danificar a camada de isolamento. Então, fica a um passo para curto-circuito, podendo causar incêndio ou até acidentes com choque elétrico”, alerta João José Alves de Paula, engenheiro especialista da Alubar, empresa líder na fabricação de cabos elétricos de alumínio na América Latina.               

O Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel) frequentemente realiza ensaios de amostras retiradas do mercado, assim como a divulgação de alertas quando identificado reprovações de materiais.  

“No Brasil, o que temos é uma vinculação das normas técnicas ao Código de Defesa do Consumidor. Caso uma empresa descumpra essas normas, pode-se considerar que ela descumpriu o código também. No caso das concessionárias de energia elétrica, que são empresas maiores, elas têm seus próprios mecanismos de controle para avaliar seus fornecedores. Logo, esses cabos de baixa qualidade geralmente são vendidos para quem não tem essa avaliação”, explica Alves de Paula.

 A existência de empresas que fabricam “cabos desbitolados”, com materiais de baixa qualidade e menos resistentes pode afetar o mercado como um todo.

Para garantir a integridade em seus processos de fabricação, empresas como a Alubar possuem a certificação ISO 9001, que atesta que a gestão da qualidade cumpre padrões internacionais. Além disso, a Alubar possui certificações de garantia de qualidade emitidas por grandes empresas do setor elétrico nacional, o que aumenta sua confiança no mercado.

“Um diferencial da Alubar é que ela produz as ligas de alumínio utilizadas nos seus próprios cabos elétricos. Assim, a empresa tem maior controle da qualidade do metal que compõe o produto. Além disso, a Alubar atende os critérios de qualidade das principais empresas de transmissão e distribuição de energia elétrica do país, que são nossos clientes”, destaca o engenheiro especialista da Alubar.

 O Grupo Alubar é uma indústria de transformação que oferece soluções em cabos elétricos, vergalhões e ligas de alumínio. A empresa é uma multinacional brasileira, sendo hoje a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio para linhas de transmissão da América Latina e a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano. 

Fonte: Temple Comunicação por Jobson Marinho

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo