Palacete Pinho restaurado será mais um presente de aniversário para Belém
Até o final deste mês de janeiro, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Belém (Semec) vai entregar a primeira etapa das obras de reforma e restauração do Palacete Pinho, investimento superior a R$ 6 milhões. Mais um presente para a quatrocentona Belém, que faz 407 anos no próximo dia 12.
A informação é da titular da Semec, Araceli Lemos, que fez uma visita técnica ao prédio na quarta-feira, dia 3. Nesta etapa, serão entregues a brinquedoteca, o salão principal, o cinema “Dira Paes” e as áreas externa com deck e administrativas.
Artes – Araceli Lemos lembra que o Palacete Pinho vai abrigar o Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace), que hoje funciona no prédio do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire. “O Palacete será uma grande escola de artes com espaço para música, teatro, dança, cinema e para as mais diversas e plurais manifestações artísticas, um conjunto de atividades que integra a política da gestão municipal de incentivo à cultura”, ressalta Araceli.
O Palacete Pinho, antes sob responsabilidade da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), passou para a administração da Semec, por meio de decreto do prefeito Edmilson Rodrigues, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), em 16 de junho de 2023.
Histórico – O Palacete Pinho, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fica na rua Doutor Assis, no bairro da Cidade Velha. O prédio mantém as características arquitetônicas do período denominado Belle Èpoque, do Ciclo da Borracha. Ele possui três andares e foi ocupado pela família do comendador Antônio José de Pinho, responsável por sua construção no ano de 1897.
Altino Pimenta – Araceli também esteve no Espaço Esportivo Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta, que está em processo de reforma e revitalização. “A população de Belém pode esperar dessa reforma um ginásio com novas adequações e mais acessibilidade, um espaço poliesportivo de promoção de esporte, cultura, lazer e cidadania”, pontua Araceli Lemos. O espaço, atualmente sob a administração da Semec, foi inaugurado em 1999 pelo prefeito Edmilson Rodrigues que, à época, encerrava seu primeiro mandato como gestor da cidade.
“É uma referência não apenas de promoção e desenvolvimento do esporte e do lazer, mas, sobretudo, uma referência de democratização de acesso à cultura”, completa a secretária.
Fonte: Agência Belém
Por Silvia Sales