Estado entrega novo Terminal Hidroviário de Anajás, no Marajó
O novo equipamento público vai garantir mais conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros e cargas
O município de Anajás ganhou, nesta terça-feira (19), um novo Terminal Hidroviário que, a partir de agora, vai garantir mais conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros e cargas. A entrega do equipamento público foi feita durante visita do Governador Helder Barbalho à cidade, localizada no arquipélago do Marajó.
Durante a entrega, Helder Barbalho destacou a importância do novo terminal para a cidade de Anajás e para toda a região marajoara. “O novo terminal está lindo. Linda estrutura. Um equipamento que dá dignidade para a população de Anajás, para o ir e vir, para as mercadorias, para as embarcações poderem operar de maneira adequada. Afinal, os rios são as ruas e as estradas do povo dessa região”, declarou.
Para o prefeito de Anajás, Vivaldo Mendes da Conceição, o momento é de celebrar uma grande conquista para o município. “Para nós aqui em Anajás é uma honra receber o governador para entregar este terminal. Era uma obra que a gente esperava há muitos anos e que agora foi realizada. É uma grande alegria. Eu e todo o povo anajaense estamos muito satisfeitos. Este é um governo que nunca esqueceu Anajás.” declarou.
Foto: Augusto Miranda / Ag.Pará
Para a população local, o novo terminal representa uma mudança de realidade, é o que afirma o carreteiro José Edson Martins. “Antes aqui era muito ruim. Era difícil a gente conseguir viajar para outros municípios. Agora a nossa expectativa é que melhore, pois temos uma estrutura nova para os barcos encostarem. Eu estou muito feliz.” afirmou.
A vendedora Elisângela da Silva Borges, que trabalha em um estabelecimento comercial próximo ao novo terminal, também acredita nos benefícios que o novo equipamento irá gerar para a população. “Este é um trabalho muito bom feito pelo Governo aqui em Anajás. O novo terminal é uma conquista de anos. Sempre ouvimos falar que iam fazer, mas só agora fizeram. Pra nós vai ser muito bom, pois vai ficar mais movimentado, gerando mais renda pra gente que trabalha próximo.”
Foto: Augusto Miranda / Ag.Pará
NOVA ESTRUTURA – Localizado às margens do Rio Anajás, o projeto de reconstrução do terminal garantiu a modernização e ampliação da estrutura, que irá beneficiar diretamente mais de 28 mil pessoas. Foram construídos novos ambientes como lanchonetes, banheiros, salas para órgãos oficiais e guarda-volumes. O local também foi equipado com novos bebedouros.
Todos os novos ambientes internos do terminal estão integrados por meio de uma área de circulação com mais de 200 metros quadrados. O local também ganhou uma área destinada exclusivamente ao transbordo de cargas.
Para o embarque e desembarque de passageiros, o novo terminal conta com um moderno projeto naval, que inclui a instalação de uma rampa metálica com 20 metros de comprimento, e um flutuante com 15 metros de comprimento. Ambos os dispositivos são equipados com cobertura metálica.
MARAJÓ – Anajás é o 10º município localizado na região do Marajó a ser contemplado pelo Governo do Estado, desde 2019, com um novo terminal hidroviário. Também já ganharam novos terminais os municípios marajoaras de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Portel, Muaná, Afuá, Melgaço e Bagre.
De acordo com o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), a expectativa é de que, em breve, novos terminais sejam entregues na ilha do Marajó.
“Seguimos trabalhando para garantir a construção de novos terminais em municípios de diversas regiões do Pará, em especial, no Marajó, uma região com grande potencial turístico e econômico e que precisa de estruturas dignas para receber seus moradores e turistas. Atualmente, cinco obras para a construção de novos terminais seguem em andamento no Marajó, nos municípios de Breves, Soure, Chaves, Oeiras do Pará e Salvaterra”, complementou.
Fonte: Agência Pará
Por Matheus Rocha (CPH)