Meio Ambiente

Prefeitura de Belém debate sobre resíduos sólidos e desenvolvimento sustentável em Dubai

Resíduos sólidos e desenvolvimento urbano e sustentável foram temas que chamaram a atenção da comitiva da Prefeitura de Belém neste domingo, 3, na COP-28, em Dubai. Um momento oportuno para troca de experiências de programas nacionais e internacionais sobre ambas temáticas e importante para a capital paraense, que se preparação para a realização da COP-30, em novembro de 2025.

Para fortalecer esse diálogo, técnicos com experiência de organização das COP-27, realizada no Egito, e COP-28, em Dubai, estarão em Belém, em breve, para constribuir com a organização da COP-30.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, enfatizou que a presença de especialistas em organização de Conferências das Partes da Organização das Nações Unidas (COPs) é um ganho para a cidade, porque vão ajudar a gestão municipal avançar ainda mais em políticas públicas, como as que se referem aos tema resíduos sólidos e desenvolvimento sustentável. 

“Esses técnicos vão nos ajudar a construir políticas modernas e efetivas, que possilitarão avançar na transformação de Belém na grande capital do debate sobre mudanças climáticas, dando exemplo para o mundo, vencendo as dificuldades e construindo soluções para a melhoria da vida da população”, ressaltou o prefeito Edmilson.

O debate ocorreu no pavilhão Brasil, em Dubai, organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos, com a participação do Ministério do Meio Ambiente, coordenado pela Ministra Marina Silva, Ministério das Cidades, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.  

O evento contou com a presença do Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, acompanhado pelo presidente da Associação Internacional de Resíduos Sólidos, Carlos Silva. 

Casa da Mulher Brasileira

Ainda durante este domingo, o Prefeito Edmilson Rodrigues participou de um encontro com a Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Carmem Foro, para fechar os últimos detalhes da Casa da Mulher Brasileira em Belém

Para a capital, o projeto previsto é da instalação da  maior unidade da Casa da Mulher Brasileira no País, reunindo em um mesmo espaço Juizado Especial, voltado para esse tipo de atendimento; Núcleo Especializado da Promotoria, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, alojamento de passagem, brinquedoteca, apoio psicossocial e capacitação para a sua autonomia econômica.

Tudo isso para que a mulher que passe por esse tipo de violência possa ter seu amplo direito ao acolhimento atendido de forma humanizada. 

Legado da COP para a Amazônia

Ainda dentro da agenda da COP-28, o Consórcio Interestadual de Governadores se reuniu para debater sobre “Os caminhos para a COP: sustentabilidade socioeconômica, desenvolvimento integrado e competitivo na Amazônia”, com a presença de representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e governadores dos Estados de toda a Amazônia Legal. 

A discussão girou em torno de como fazer com o evento da COP-30 ofereça desenvolvimento para todas outras cidades da Amazônia, além de Belém.

O Consórcio Interestadual da Amazônia Legal é uma união dos gestores dos governos estaduais, com o objetivo de promover a integração do legado da COP na Amazônia toda. Principalmente, às cidades com mais problemas que precisam ser solucionados ao que diz repeito à questão ambiental. 

Fonte: Agência Belém Por Márcia Lima

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo