O Fato do Dia

Da COP 28 a COP 30: governador do Pará ressalta a participação da sociedade civil em diálogos sobre a mudança do clima

Painel teve a participação de Helder, do presidente Lula e de membros da sociedade civil organizada

O Governador do Pará, Helder Barbalho, participou ao lado do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, do painel “Da COP 28 à COP 30: Fortalecendo o engajamento da sociedade civil em diálogos sobre mudança do clima”. O encontro reuniu representantes da sociedade civil brasileira que participam da COP-28 em Dubai, nos Emirados Árabes.

Foto: Thalmus Gama/Agência Pará

Organizado pela Secretaria-geral da Presidência, liderada pelo ministro Márcio Macedo, o evento deu espaço para as diferentes vozes, lutas e reivindicações de nossas populações, em especial as que sofrem mais diretamente com a mudança do clima.

“Quero falar da importância desse momento, de fazermos o exercício de pensar em soluções, uma prática comum para a construção dessa caminhada, que inicia aqui em Dubai e vai até a COP de Belém”, disse o governador, destacando a importância de construir, com a sociedade, um caminho de mudanças nestes dois anos que separam a conferência de Dubai da de Belém, em 2025.

Veja no vídeo o que diz o governador:[vplayer id=’58955′]

“Que tenhamos a participação popular, um importante ativo para que, ao chegarmos em 2025, tenhamos a mais extraordinária oportunidade e encontro que envolvam todos os que se unem a esta causa nobre: a preservação do meio ambiente e a preservação dos povos que nele existem”. Helder Barbalho – governador do Pará.

Helder pontuou ainda a importância do Plano de Recuperação da Vegetação Nativa (PRVN), que será anunciado ainda neste sábado na COP 28. O plano, construído com a participação popular, é considerado a principal entrega do governo estadual na COP 28.

Neste sentido, o presidente Lula salientou em seu discurso a relevância de ter a sociedade civil unida não só nas reivindicações, mas também participando da formulação de soluções. Lula cobrou que os países que mais poluem o meio ambiente sejam também os que mais colaboram para a mitigação das mudanças climáticas.

Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo