Panorama

Cosanpa discute Universalização do Saneamento em Fórum

Profissionais ligados ao saneamento participaram do evento com apoio do Sinduscon

Universalização do acesso aos serviços de saneamento básico tem sido cada vez mais debatida entre as empresas do setor no país. Esse foi o tema do Fórum organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará, nesta quarta-feira (01), que teve a participação da Companhia de Saneamento do Pará.

Foto: Divulgação

A engenheira sanitarista da Cosanpa, Tatiana Costa, apresentou o Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará, o Prodesan Pará, estratégia para alcançar a Universalização do Estado através de investimentos. 

Nós já temos um contrato assinado com o BID, vamos fazer múltiplas obras tanto para abastecimento de água quanto para esgotamento sanitário. Além disso, a Cosanpa vem buscando outros financiamentos, nós estamos pleiteando junto ao BNDS investimentos pensando na COP 30,” detalhou a engenheira.

O evento também teve a participação de representantes do Trata Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e professores doutores da Universidade Federal do Pará, que estudam sobre o saneamento. Luiza Girard, que é pós-doutorado em tratamento avançado de esgoto domésticos na Espanha, propôs uma integração entre os atores do saneamento para desenvolvimento do setor, que hoje é inexistente.

“Uma instituição não sabe o que a outra está trabalhando. Uma das grandes deficiências que a gente tem, em termos de projeto e de gestão, é uma base de dados com essas variáveis organizadas, que seja de acesso público. Tem que dar o ponta pé. Vamos fazer uma lista que vai agregar, empresas, instituições, secretarias municipais e estaduais, para que a gente possa articular essa união e criar mecanismos de integração,” detalhou Profª Draª Luiza Girard.

O presidente do Sinduscon-PA, Fabrizio de Almeida Gonçalves, destacou que o evento foi realizado para “tratar da Universalização do saneamento no estado do Pará, principalmente porque Belém vai receber a COP 30. O evento foi tão promissor que, ao final, nos fortificamos na formação de um Fórum permanente para discutir o saneamento no Estado”.

Fonte: Agência Pará

Por Flávia Araújo /Cosanpa

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo