MercadoSocial

Psicóloga Larissa Bezerra: “a sociedade precisa aprender mais sobre saúde e a investir no autocuidado”

Este portal entrevista neste domingo, 29 de outubro, a psicóloga Larissa Bezerra. Ela conversa sobre a sua atuação em nossos mercado, sobre psicologia na área de saúde e sua atuação junto aos idosos. 

Foto Yuri Marsallis

Leia, na íntegra, o que ela diz, em entrevista à repórter Carol Holanda:

1. Nome completo

R-Larissa Lacerda Lima Bezerra

2. Nasceu onde ?

R-Belém-Pará

3. Formação profissional
Psicologia

4. Área de atuação

R-Saúde e envelhecimento saudável

5. O que significa Psicologia da Saúde?

R-A psicologia da saúde é a área que tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais podem influenciar na saúde e na doença (APÁ,2003). É uma área ampla que atua em contextos diversos, no âmbito individual ou coletivo, com foco que abrange: a promoção da saúde; prevenção de doenças, acidentes, lesões ou agravos na saúde; tratamento e reabilitação. O psicólogo da saúde traz na sua bagagem profissional conhecimentos biomédicos, da psicologia clínica e da psicologia comunitária. É aquele que encontramos em hospitais, postos de saúde e em outros contextos no âmbito sanitário. Mas hoje em dia, entendo que o psicólogo da saúde é sobretudo aquele que está comprometido com a educação em saúde e com intervenções que possibilitem as pessoas e a sociedade compreenderem e construírem caminhos para construção de uma vida mais saudável, psicologicamente menos vulnerável e com comportamentos que lhe ajudem a viver bem.

“A psicologia vem ganhando espaço e mais reconhecimento ao longo dos anos” Foto: Yuri Marsallis

 

6. Como você avalia o estágio ou o status da Psicologia da Saúde em nosso país ?

R-A psicologia vem ganhando espaço e mais reconhecimento aos longo dos anos, mas ainda precisamos criar mais campos para atuarmos, principalmente no contexto da promoção da saúde e a prevenção de doenças. A sociedade precisa aprender mais sobre saúde e a investir no autocuidado. Em vez de esperar a doença, os transtornos, os acidentes acontecerem.

7. Como o paciente avalia o segmento em você atua ?

R-Para o paciente, somos psicólogos e ponto. A grande maioria não vai saber nada sobre nosso segmento de atuação, abordagem e etc. Então, nós psicólogos somos os maiores responsáveis em saber distinguir o campo e o público que temos competência para atuar. Quando nos responsabilizamos e atuamos de acordo com as nossas competências técnicas, comportamentais e psicológicas, levamos para nossos clientes o melhor, um alívio, um novo olhar, novos padrões para viver e conviver com seus limites e possibilidades, onde quer que ele esteja, em qualquer situação que se encontre.

8. Que publico você atende em seu consultório?
Adultos e idosos

9. Você tem atuação também em segmentos de responsabilidade social atendendo pessoas de idade mais avançada? Como funciona ?

R-Sim, quando fui morar em Brasília já com 10 anos de formada, surgiu a oportunidade de fazer atendimento domiciliar de adultos e idosos, e atendimento em hospitais, quando estavam internados. Em geral, os meus clientes eram pessoas que tinham sua saúde, funcionalidade, independência e por vezes até sua autonomia, afetadas por doenças crônicas degenerativas ou por condições clínicas, como a tetraplegia.
Ali minhas principais áreas de atuação se encontraram: a psicologia clínica e a psicologia da saúde. Surgiu na sequência os estudos, cursos e congressos na área da gerontologia e em paralelo a parceria com a amiga e neuropsicóloga Kellen Araujo.
A gerontologia nos capturou de tal forma que daí surgiu o Programa Aurora, nosso propósito e responsabilidade social com a área o bem-estar e qualidade de vida, que traz no seu DNA um olhar aguçado e embasado cientificamente para às questões relativas ao envelhecimento, promoção da saúde biopsicosocial e prevenção de doenças.
Hoje, além do atendo on-line, em consultório, domicílio e hospitalar, me dedico a atuar no campo da educação em saúde e envelhecimento ativo.

10. Qual recado que você manda para os nossos leitores ?

R-Que se comprometam com sua saúde mental, física e emocional, que cultivem boas relações, que invistam no seu autoconhecimento, no autocuidado e na construção de um dia a dia que tenha espaço não só para compromissos e obrigações, mas também para novos aprendizados, novas escolhas, hábitos mais saudáveis, risos e bons momentos consigo e com pessoas significativas. E que tudo isso não lhe impeça de ter um olhar responsável com a sociedade, com a natureza e o mundo.

Serviço:

Endereço
E-mail
WhatsApp (61) 98161-9229
(91) 98200-3151

Da Redação

Por Carol Holanda

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo