Com serviços gratuitos de cidadania e saúde para população LGBTI+, ONG Olivia celebra 9 anos de existência e atuação em Belém
Há 9 anos, a Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará (ONG Olivia) tem como objetivo e missão prestar assistência social à população LGBTI+ paraense e garantir os direitos básicos destes cidadãos. A fim de comemorar este trabalho de grande relevância social por quase uma década na Região Metropolitana de Belém, neste domingo (29), a partir das 8h, na Usina da Paz do Guamá, haverá uma ação com serviços de cidadania e saúde. O evento é totalmente gratuito.
“A gente pensou essa ação não só como uma forma de agradecimento pelos anos de trabalho da ONG, mas também para ressaltar o nosso compromisso com a cidadania da população LGBTI+. A gente celebra mais um ano da ONG proporcionando para população LGBTI+ aquilo que a gente está no nosso cotidiano, que é a defesa dos direitos do acesso à cidadania, ao acesso à saúde”, explica Marcos Melo, presidente da ONG.
Entre os serviços prestados no domingo, estão o cadastro de currículos para vagas afirmativas, para recebimento de cestas básicas e cursos técnicos, além do cadastro de interesse para emissão de RG e nome social e uma lista de interesse para retificação de nome civil. Já na área da saúde, haverá testes rápidos para IST’s, avaliação odontológica, e exames de PCCU.
A ação na Usina da Paz não é a primeira a ser executada pela organização, mas marca a presença da Ong em um local de referência para a sociedade civil. De acordo com o presidente, desta vez o diferencial é a proporção e ampliação dos serviços. “Estar num lugar tão importante para a cidadania na nossa cidade é muito legal, né? Mostrar que as usinas também olham para a população LGBTI+ é bem interessante. Estar à frente da Olivia me ajudou a encontrar sentido na minha vida, transformou o meu olhar sobre a sociedade, sobre direitos humanos, sobre políticas públicas, então fico muito feliz em poder ajudar a ONG a crescer e alcançar mais espaços como esse”, afirma.
Outro destaque das atividades é a divulgação do projeto Olivia Empreende, que será lançado este mês com a disponibilização de um questionário socioeconômico que busca entender a realidade dos empreendedores LGBTI+ do estado. Paralelamente, os voluntários da ONG também estarão em plantão psicológico para a escuta e atendimento.
“Além de fazer o nosso aniversário, a gente vai caminhar pros dez anos aí com um projeto novo que é o ‘Olivia Empreende’. Também estamos pensando nessa questão do empreendedorismo social, a partir das vivências LGBTI+, então temos novas perspectivas pros nossos projetos futuros e temos muito o que construir junto à nossa sociedade”, conclui Marcos.
Fonte: Assessoria
Por Giullia Moreira