Autoridades do Ministérios das Cidades recebem Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação
O ministro das Cidades, Jader Filho, foi agraciado com o Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, entregue pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados. Foram homenageados ainda com Menção Honrosa, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha; e os secretários de Desenvolvimento Urbano, Carlos Tome; de Periferias, Guilherme Simões.
A premiação contempla três personalidades e três entidades que têm desenvolvido trabalhos que melhoram a vida dos cidadãos, nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil. As indicações foram feitas pelos deputados da comissão, que neste ano decidiram também agraciar, por aclamação, Jader Filho, pela sua atuação à frente do Ministério.
Os representantes do Ministério das Cidades receberam a honraria das mãos do deputado Acácio Favacho (MDP-AP), presidente da CDU, na noite da última quarta-feira (25), durante solenidade que ocorreu no Salão Nobre da Câmara.
Em sua fala de agradecimento, o ministro destacou a importância do trabalho da equipe do ministério das Cidades, ressaltando também o valor dos prefeitos e parlamentares no desenvolvimento das políticas públicas.
“Este prêmio é deles; com eles eu aprendo todos os dias a fazer habitação, saneamento, mobilidade e desenvolvimento Urbano e políticas para as periferias”, disse, saudando também os secretários Leonardo Picciani e Denis Andia, que puderam comparecer à cerimônia e apresentando números do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
“Por causa deles já retomamos as obras de mais de 19 mil moradias e vamos chegar a 30 mil até o fim do ano; contratamos 350 mil moradias este ano e vamos superar a meta de 430 mil, alcançando 450 mil até o fim do ano”, afirmou. “O presidente Lula com sua sensibilidade recriou o Ministério das Cidades e programas como o MCMV como política de Estado. Se queremos enfrentar o problema habitacional, não podemos descontinuar uma política tão importante como essa.”
Por fim, o ministro agradeceu à CDU, afirmando que o reconhecimento dado pelo prêmio amplia a responsabilidade com os o parlamento, as comissões, com o presidente Lula e com o povo brasileiro. “Contem com nosso trabalho e nossa dedicação para fazer com que o Ministério das Cidades possa chegar a todas as regiões do País, levando as principais políticas públicas e atendendo ao povo brasileiro”, concluiu.
Outras categorias
Além do ministro, foram agraciados com diploma de menção honrosa na edição deste ano:
Categoria Personalidades
O procurador-geral do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia: pelos resultados positivos em prol da comunidade assistida, com efetiva proteção das instalações hidrossanitárias, poluição hídrica e eventual dano ambiental em curso hídrico;
O prefeito da cidade de Taboão da Serra (SP), José Aprígio da Silva: responsável pela construção de milhares de moradias e atua diretamente na aprovação de melhorias no sistema habitacional;
O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, Reinaldo Iapequino: desenvolve há quase duas décadas a implantação e o aperfeiçoamento de políticas públicas de habitação no estado de São Paulo.
Categoria Entidades
Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos: através do Programa Moradia Digna, foi pioneiro na assistência jurídica gratuita àqueles que vivem em condições precárias de habitação;
Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP): o Programa A Casa É Minha, coordenado pela Secretaria de Habitação do município, prioriza investimentos em projetos de urbanização integrada ao trabalho social e a regularização fundiária, desde 2017;
Saneamento de Goiás S.A. (Saneago): está classificada entre as melhores companhias de Saneamento do País pelo empenho na universalização. Hoje, o índice de atendimento com água atinge 98% da população – são mais de 6 milhões de beneficiados. O atendimento com esgoto já chega a 72%.
Homenagem
Lançado em 2015 e concedido anualmente pela Câmara, o prêmio presta homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), referência na arquitetura moderna brasileira e criador do Plano Piloto de Brasília.
* Com informações da Agência Câmara de Notícias
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidade