Cultura

Joel Silva artesão de miriti de Abaetetuba. Ele fala do seu trabalho

O público conferiu vários estandes com a venda de artesanato regionais, a maioria, voltada para as tradições da quadra nazarena, como canoas, codornas catando milho, carrinhos de madeira, cobras, chapéus e uma infinidade de “lembranças” do Círio .Em 2023, a Feira foi ampliada e estava com dois pavilhões, com 130 estandes, sendo 100 de artesanato, com produtos de artesãos de dez municípios, sendo diversas tipologias, como miriti, cerâmica, cuias e artesanato ligados ao Círio de Nazaré. Joel Silva, que marcou presença na Feira do Artesanato do Círio, do Sebrae no Pará e Governo do estado do Pará, destaca a importância de uma feira dessa, em especial sobre  o trabalho do artesão de miriti de Abaetetuba.

Foto: Ray Nonato

Joel explica: “Olha, a importância é muito grande, porque é uma vitrine pra gente divulgar o nosso trabalho, principalmente em novas tecnologias, novos trabalhos, lançamento, porque hoje o miriti ele está muito moderno. Voltado para dar oportunidade aos ribeirinhos e para pessoal que trabalha e  mora na beira dos rios né?”

Joel conversa e diz: “Nós criamos o compensado desse de miriti que tem condição de fazer hoje mais de cem produtos. Óculos de realidade virtual, prancha para surfe, e embalagens, fazendo embalagem para cachaçaria e para vários segmentos”.

E acrescenta: ” estamos trabalhando, lançando bandejas que são peças utilitárias. Estamos trabalhando na área de movelaria, fazendo mesa de centros, mesas normais e bancos pequenos, redondos. Tudo de miriti, cem por cento biodegradável, cem por cento ecologicamente correto”.

Sobre o futuro do miriti Joel diz: “a gente tá entrando com pedido de três patente como o aglomerado de miriti, o compensado de miriti e mais uma outra coisa, mas assim o futuro do miriti, eu sempre falo que ele é a nova cadeia produtiva da Amazônia, porque do miriti tudo se aproveita, Dá pra fazer papel de miriti quando ele tá pequeno e quando cresce mais um pouco, já tira braço do miriti pra fazer paneiro.” 

Joel Silva tem 20 anos trabalhando com o miriti e sempre surpreendendo ao nosso mercado.

Fonte: Assessoria por Ray Nonato ( Fotógrafo) 

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo