Orquestra Sustentável SESI estreia com espetáculo ‘Amazônia Musical’
No dia 28 de outubro, às 19h, o Teatro do SESI será palco da estreia da Orquestra Sustentável SESI, que apresentará o espetáculo ‘Amazônia Musical’. A iniciativa inovadora que reúne talentos de Belém, Ananindeua e Icoaraci, visa não apenas desenvolver habilidades musicais, mas também promover a riqueza da cultura amazônica.
A orquestra é composta por estudantes de Ensino Fundamental e, para o show, contará com a participação especial dos artistas Félix Robatto, Maria Helena, Argentino Neto, representantes da Marujada de São Benedito de Bragança, do Boi Malhadinho e do Pássaro Junino Tucano.
Segundo Ana Cláudia Moraes, gerente do Teatro do SESI, o projeto nasceu da visão de uma gestão cultural ativa. “A Orquestra busca enriquecer o aprendizado por meio da arte, proporcionando não apenas desenvolvimento motor e cognitivo, mas também valores como responsabilidade, concentração, trabalho em equipe e respeito”.
A inserção de instrumentos não convencionais e repertórios diversificados, aliada à integração da tecnologia, promete uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. A proposta é uma celebração da harmonia entre humanidade e natureza, um lembrete da urgência em preservar não só a Amazônia, mas todos os ecossistemas do nosso planeta.
Ao mergulhar nas raízes culturais da região, o repertório selecionado traz à tona as tradições e a diversidade musical da Amazônia. Canções que contam histórias do folclore, do boi bumbá ao carimbó, estarão presentes, bem como os ritmos que fazem parte do cotidiano amazônida. “A Orquestra Sustentável SESI é o pilar desse espetáculo. A intenção é que o público se deixe envolver por essa jornada musical, levando consigo as memórias do espetáculo por muito tempo após o último acorde. É um convite para celebrar a riqueza e a diversidade cultural e musical desta região única do planeta”, completa Ana Cláudia Moraes.