Social

Feira de Artesanato do Círio: Trabalhos inspirados na cultura regional e na fé

Peças feitas com reaproveitamento dos recursos naturais e pinturas em tela que expressam a devoção mariana de quatro artesãos que estão na Feira de Artesanato do Círio pela primeira vez. Os artesãos Elba Ataíde, Elias Pinheiro, André Alves e Natália Cristina são do município de Viseu trouxera para a FAZ peças regionais e inspiradas na fé.

Elba Ataíde disponibiliza em seu estande pinturas em tela que retratam vários momentos e simbolismos do Círio de Nazaré como a procissão fluvial, a trasladação e até uma obra inspirada na Sagrada Família.

A expressão artística em telas é algo relativamente novo para ela. “Já utilizava pintura em meus trabalhos, mas pintar em tela é algo que faço há apenas dois anos. O tempo para pintar uma obra depende da complexidade”, destaca.

A empresária ressalta que participar da Feira de Artesanato do Círio está sendo uma vitrine importante. “É a oportunidade de mostrar meu trabalho para pessoas de vários lugares. Não tenho palavras para expressar o reconhecimento que estamos tendo por meio do Sebrae e das mídias”.

André Alves, da Arte Raiz, trabalha com artesanato há 12 anos ao lado da esposa Natália Cristina, produzindo peças em materiais como fibras, sementes, raízes, ouriço e madeiras reaproveitados da natureza.

Mas as práticas socialmente responsáveis do casal não se limitam ao empreendimento. “A gente refloresta áreas que estão com o verde em extinção, a gente vai ajudando a natureza”.

André explica que a habilidade manual veio de família. “Esse é um trabalho que vem de geração. Meus avós tinham essa habilidade manual, meus pais também”.

Os empreendedores trouxeram para a FAC luminárias feitas de galhos de árvores, peças religiosas inspiradas nas festividades marianas, além de brincos e chaveiros de sementes.

“O Sebrae proporciona visibilidade e nos dá oportunidades. É gratificante estar aqui”, diz o artesão.

Elias Pinheiro trabalha com imagens esculpidas em madeira e trouxe para a FAC esculturas de Nossa Senhora de Nazaré esculpida em madeira, artesanato inspirado na Arte Sacra e outros produtos com elementos típicos da cultura regional.

O empreendedor atua como artesão há 35 anos e utiliza materiais à base do açaizeiro para incrementar as peças. “Eu trabalho principalmente com madeira, com o reaproveitamento”.

O empresário afirma que eventos como a FAC possibilitam alcançar um público maior. “Está sendo uma honra participar da Feira e ter meu trabalho divulgado”, finaliza.

A edição 2023 da FAC dispõe de 130 estandes, sendo 100 de artesanato, com produtos de artesãos de dez municípios que oferecem diversas tipologias como miriti, cerâmica, cuias e artesanato ligados à temática do Círio de Nazaré.

A FAC encerra no próximo dia 11 de outubro e ocorre no estacionamento do Parque Porto Futuro, em Belém.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo