Mercado

Feira de Artesanato do Círio (FAC) movimenta Belém, no estacionamento do Parque Porto Futuro

A décima primeira edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC) foi aberta na manhã desta quinta, 5, no estacionamento do Parque Porto Futuro, em Belém. A expectativa é gerar R$ 1,5 milhão em volume de negócios e atrair 65 mil visitantes.

A abertura oficial será nesta sexta, 06, às 18h, com a presença do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima. Na ocasião, será realizado o Rito da Bênção da Feira. “O Sebrae tem uma expectativa muito grande nessa edição da FAC. Esperamos cerca de 65 mil visitantes ao longo desses setes dias que fazem parte da quadra do Círio”, diz Igo Silva, gerente metropolitano do Sebrae no Pará. Ele reforça ainda a diversidade desta edição da Feira. “Desde quando o visitante chega, alémdo artesanato, ele pode conhecer um pouco mais do trabalho de economia criativa. Temos produtos da gastronomia, de biocosméticos, licores e essências amazônicas”, diz Igo. Outro destaque desta edição, são alguns pontos de contato para os visitantes, como a berlinda, a ambientação da casa ribeirinha, uma mesa posta para que as pessoas possam ver, e se quiserem, já levarem direto para casa.

O artesão de produtos de miriti, Ozivaldo Araújo, participa da FAC desde o seu início. Ele é de Abaetetuba e prospecta bons negócios para essa edição. “A cada Círio, nossas expectativas são as melhores, fazer novos clientes e atender os antigos clientes que nos procuram”, pontua. Ele revela novos produtos: “Trabalho com peças tradicionais: cobra, barco, casa, roda-gigante, canoa… e agora temos novidades: colares, brincos, sempre buscando inovação”, explica.

Quem já está experimentando bons resultados da feira é a empreendedora Milleni Castro. Em sua primeira participação na FAC, suas vendas começaram a todo vapor: “Minha perspectiva de vendas é das melhores, pois quando abri meu estande, antes das 10h, já tinha vendido quatro ‘Nazinhas’. Tenho certeza que daqui para frente será melhor ainda, pois a feira foi bem divulgada e a cidade está cheia; espero que venham todos para cá”, diz a dona do Ateliê Mamãe Artesã. Suas especialidades são artigos religiosos: mandalas, escapulários, terços, santos, guirlandas, berlindas e o carro chefe é o feltro”, complementa.

A FAC é o maior evento de artesanato do estado do Pará e um dos mais importantes da região Norte. Em 2023, a Feira foi ampliada e está com dois pavilhões, com 130 estandes, sendo 100 de artesanato, com produtos de artesãos de dez municípios, sendo diversas tipologias, como miriti, cerâmica, cuias e artesanato ligados ao Círio de Nazaré.

A FAC 2023 tem o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Novidades

Além dos estandes para a venda de artesanato, são novidades na edição deste ano: a Casa Artesanal, decorada com artesanato que poderá ser adquirido no evento; Casa Ribeirinha, que fica logo na entrada da Feira e retrata as construções ribeirinhas da região; Taberna da Nazinha, que terá uma variedade de produtos alimentícios, com sabores amazônicos, de seis empreendedores; Espaço de Biocosméticos, com diversos produtos feitos com insumos da Amazônia, dos segmentos de beleza, estética e bem-estar.

Também haverá a tradicional Praça de Alimentação, com vendas de comidas típicas e outras delícias regionais; e uma ampla programação musical, com 20 atrações, todas as noites, a partir das 18h.

Sobre a FAC

A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989, voltado para o artesanato no período do da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.

A FAC é resultado da fusão, há 11 anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.

Programação Musical:

Atrações:

05/10 (quinta) – 18h- Ministério Luz e Sal, Dj Zek Picoteiro e Jeff Moraes.

06/10 (sexta) – 18h – Ministério Seráfico, Reagguetown e Pagode das Meninas.

07/10 (sábado) – 18h – Joelma klaudia e Raidol.

08/10 (domingo) – 18h – Geraldo e Banda Aliança, Camila Castro e Orquestra Aerofônica.

09/10 (segunda) – 18h – Adorar Jesus, Laize e Os Sinceros e Banda Carimbolando.

10/10 (terça) – 18h – Juliana Sinimbú e Artur Espíndola.

11/10 (quarta) – 18h – Tealentos – mostra artística de pessoas com transtorno do espectro autista – TEA, Tambor de Dentro, Gabriel Xavier e Banda Maré Cheia, e Pinduca.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo