Cultura

Suzano celebra o compromisso com o futuro no Dia da Árvore

O Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, é uma data de extrema importância que nos recorda da função vital das árvores para o nosso planeta. Além de serem fundamentais para a purificação do ar, as árvores desempenham um papel essencial na conservação da biodiversidade. Essa celebração é uma forma de inspirar as pessoas a agirem de forma mais responsável e sustentável em relação ao nosso ambiente, buscando um equilíbrio imprescindível para as gerações presentes e futuras.

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, possui diversos projetos voltados para sustentabilidade que tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. O projeto de desenvolvimento socioeconômico do corredor de biodiversidade da Amazônia irá promover a conservação e restauração ecológica na região amazônica brasileira.

A iniciativa tem o apoio e a implementação do IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade) e da Amazônia Onlus, organização italiana sem fins lucrativos que luta pela defesa da floresta e da população da Amazônia. Por meio da parceria, Suzano e Sofidel apoiam modelos de negócios sustentáveis que podem ser adotados pelas comunidades locais para aumentar a renda e a qualidade de vida nas
associações beneficiárias, incentivando a produção
e a restauração de áreas. Esse projeto visa retirar até 1.400 pessoas da pobreza por meio de projetos de geração de renda, incluindo o aumento da produtividade agrícola, apicultura, cultivo e comercialização de espécies nativas, como o açaí e babaçu.

Ao mesmo tempo, o projeto irá financiar a criação de um importante corredor de biodiversidade para promover conectividade dentro de uma área de 300 hectare (ha) na Amazônia de alto valor ecológico, que se estende entre as regiões do estado do Pará. Isso será possível por meio da restauração de habitat natural aliada a sistemas agroflorestais sustentáveis, contribuindo para a meta de longo prazo da Suzano de criar corredores de biodiversidade que conectem meio milhão de hectares (5 mil quilômetros quadrados) – área equivalente a mais de 700 mil campos de futebol –, de áreas prioritárias nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado no Brasil até 2030.

A Suzano, como uma empresa líder na indústria de papel e celulose, demonstra um firme compromisso com o meio ambiente e a preservação ambiental. Através de práticas de gestão sustentável, a companhia investe constantemente em tecnologias de produção limpa, manejo florestal responsável e programas de reflorestamento. Além disso, a empresa se envolve ativamente em projetos de conservação, promovendo a conscientização sobre a importância da biodiversidade e da preservação das florestas, evidenciando seu comprometimento com um futuro mais verde e sustentável.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.   

 Sobre a Sofidel

O Grupo Sofidel é um dos principais fabricantes de papel para uso higiênico e doméstico em todo o mundo. Fundado em 1966, o Grupo possui empresas controladas em 13 países – Itália, Espanha, Reino Unido, Irlanda, França, Bélgica, Alemanha, Suécia, Polônia, Hungria, Grécia, Romênia e Estados Unidos – com mais de 6.500 funcionários, receita líquida de 2.801 milhões de euros (2022) e capacidade de produção superior a um milhão de toneladas por ano (1.440.000 toneladas em 2022). “Regina”, a sua marca mais conhecida, está presente em quase todos os mercados de referência. Outras marcas do Grupo: Sopalin, Le Trèfle, Hakle, Softis, Nalys, Cosynel, KittenSoft, Lycke, Nicky, Papernet, entre outras. Membro do Pacto Global da ONU e do programa internacional Defensores do Clima da WWF, o Grupo Sofidel considera a sustentabilidade um fator estratégico quando se trata de crescimento e está empenhado em reduzir o seu impacto no capital natural e maximizar os benefícios sociais, tendo como objetivo a criação de valor agregado compartilhado para todos os stakeholders. As metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da Sofidel até 2030 foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) como consistentes com as reduções necessárias para manter o aquecimento bem abaixo de 2°C, de acordo com as metas do Acordo de Paris.

www.sofidel.com

Sobre a IABS

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Juntamente com parceiros nacionais e internacionais, procura formas inovadoras e sustentáveis de enfrentar os desafios globais e impactar comunidades em todo o território brasileiro e no exterior.
Certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público desde 2003 pelo Ministério da Justiça, as atividades e projetos do instituto buscam garantir benefícios para as gerações atuais e futuras.
Ao longo de mais de 18 anos, o IABS vem implementando projetos, ideias e programas em prol da adaptação e mitigação de mudanças climáticas, do desenvolvimento sustentável e da redução das desigualdades.
Para mais detalhes, visite o site https://iabs.org.br/

Sobre a Amazônia Onlus

A Amazônia Onlus é uma organização sem fins lucrativos que atua há 20 anos na proteção da floresta amazônica. Foi fundada na Itália, mas opera, cresce e cria alianças no Brasil, no coração da floresta, com as populações nativas que ali vivem. A organização atua de acordo com um modelo de conservação socioambiental que envolve ativamente os povos da floresta na busca de soluções inovadoras, aliando o conhecimento tradicional à ciência e tecnologia e promovendo o desenvolvimento sustentável. O objetivo do seu trabalho é proteger o ecossistema, sua biodiversidade e a cultura, tradições e modos de vida de seus povos. Até o momento, os projetos de conservação ambiental, assistência social e desenvolvimento sustentável implementados pela Amazônia Onlus já impactaram mais de 5 milhões de hectares de floresta amazônica, apoiando diversas populações tradicionais e indígenas. Para saber mais sobre a Amazônia Onlus, acesse: https://www.amazoniabr.org/

Fonte: CA/Comunicação

Por Letícia Villacorta

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo