Mercado

Moradores do Guamá se cadastram ao programa municipal de regularização fundiária Terra da Gente

A Prefeitura de Belém realizou, na tarde desta quinta-feira, 21, o mutirão de pré-cadastramento dos moradores do Guamá ao programa municipal de regularização fundiária Terra da Gente. A ação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Médio e Fundamental Padre Leandro Pinheiro, na rua Barão de Igarapé-Miri.

Esse é o primeiro mutirão de regularização fundiária no Guamá. Três serão realizados no bairro. Os moradores lotaram as dependências da escola para conseguir o cadastro para o Terra da Gente, que é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

Sonho se realizando

Há 40 anos moradora do bairro mais populoso de Belém, a autônoma Maria Auxiliadora Silva, 51 anos, conseguiu fazer o cadastramento e está próximo o sonho de regularizar a área onde mora com mais três irmãos.

“Eu já espero há muito tempo por essa regularização do meu terreno. Moro com os três irmãos, essa casa foi a nossa mãe que nos deixou, ela sempre teve o sonho de regularizar”, diz Maria Auxiliadora.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da ação e deu garantia à população do Guamá de receber o título definitivo de regularização fundiária. 

“Estamos no bairro mais populoso de Belém. O Guamá está no Terra da Gente, e hoje fazemos esse mutirão de cadastramento, onde as pessoas entregam os seus documentos. O objetivo, após esse mutirão, é entregar o título definitivo de regularização fundiária”, reassaltou o prefeito.

Documentação

Para conseguir fazer o cadastro, os moradores tiveram que levar diversos documentos, como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento e comprovante de residência. A dona de casa Joana Corrêa, de 59 anos, estava com sua pasta na mão e os documentos conferidos para o cadastro. “Trouxe tudinho, cópias e originais. Sonho com essa regularização, pois não tenho condição de pagar no cartório”.

Segundo o diretor-presidente da Codem, Lelio Costa, o programa Terra da Gente, que já beneficiou mais de 12 mil famílias, é um investimento da Prefeitura de Belém com a sua população. “O que a Prefeitura está fazendo é um movimento social, um movimento para dar dignidade e garantir o direito de moradia da nossa população”.

Fonte: Agência Belém 

Texto: Victor Miranda

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo