Social

Prefeitura vai instalar 10 mil computadores nas escolas do município como forma de inclusão social

 

O objetivo do programa é disponibilizar o acesso aos softwares educacionais e à navegação na internet para todos os estudantes das escolas municipais, promovendo a inclusão digital e disponibilizando o acesso a softwares de programação. A primeira etapa do programa está marcada pra iniciar na primeira quinzena de outubro, em três escolas de educação do campo na ilha do Combu: São Sebastião Quaresma, Milton Monte e São José.

Essas escolas já receberam a visita da equipe técnica da Cetec e estão preparadas para a instalação dos novos aparelhos. Nessa primeira fase, serão disponibilizados 300 kits pelo CEAMAZON. A segunda etapa está prevista pra iniciar em janeiro e 2024, com instalações em todas as escolas do município.

O kit

O kit é composto por um aparelho de TV Box, cabo HDMI, fonte e placas de arduíno (uma plataforma de computação física embarcada, ou seja, um minicomputador dedicado e independente, programado para realizar funções específicas) ou micro:bit (é uma placa programável que funciona como um pequeno computador que foi desenvolvido para inspirar crianças a criar um futuro mais tecnológico, com aspirações ao mundo digital).

Para completar, a Prefeitura vai adicionar um monitor, um mouse e um teclado a cada kit.

Um mundo de possibilidades

“A instalação das TVs Box como computadores nas escolas municipais trará grande satisfação, pois abrirá um mundo de possibilidades educacionais e tecnológicas para os alunos e professores, através do acesso à internet e a softwares educacionais”, afirma Geldes Castro, coordenador do Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional (Cetec),

Sobre as placas arduino e micro:bits que são utilizadas na produção robótica e programação, Geldes afirma que vão ajudar a preparar os estudantes da rede para o futuro.

“A doação das placas estimulará os alunos à programação e ao pensamento computacional, preparando-os para o futuro. Essas iniciativas promovem o acesso à tecnologia e o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando uma base sólida para o sucesso educacional e profissional, estimulando o protagonismo dos alunos”, completou Geldes Castro.

Para o diretor da Escola de Educação do Campo Milton Monte, Élison Coutinho Ferreira, os computadores abrirão novas oportunidades para os estudantes. 

“Na escola Milton Monte, vão proporcionar aos alunos a oportunidade de pesquisa de inovação de novas experiências tecnológicas que ainda nos faltam. O projeto é muito interessante porque ele é compacto e possibilita atender vários alunos”, declarou o diretor Élison.

Transformar Tv Box em computador

A iniciativa faz parte do projeto Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de Materiais Avançados em Energia e Mobilidade Aplicados ao Contexto Amazônico (EMOB-AMAZON) vinculado ao Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON). Em parceria com a Receita Federal, o CEAMAZON recebe os aparelhos TV Box e faz a modificação do sistema operacional para o Linux.

Essa etapa do projeto é realizada por estudantes do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A meta da intenção da Semec é que sejam instalados 10 mil aparelhos nas escolas do município.

Fonte: Agência Belém 

Por Luís Miranda

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo