Mercado

Sebrae no Pará participa de evento internacional debatendo o tema “Cidades Inteligentes”

Representantes de entidades públicas e privadas de vários lugares do mundo participaram do Encontro do Programa Epic (Innovation For Cities), evento com ênfase em cidades inteligentes, que ocorreu de 11 a 15 de setembro, em Boston, nos Estados Unidos. O objetivo da iniciativa é capacitar os participantes do programa, por meio de ideias inovadoras e a partir de alianças internacionais.

O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, participou da programação, acompanhado dos prefeitos municipais de Santa Isabel, Evandro Watanabe, e de Breves, Xarão Leão, e da deputada estadual Andréia Xarão.

O Programa Epic (Innovation For Cities), que teve a sua primeira edição em 2016, é reconhecido por inserir líderes no ecossistema de inovação do mundo, para ampliar horizontes, construir novos conhecimentos, expandir a rede de relacionamento, fomentar novas parcerias, identificar oportunidades e gerar ideias de alto impacto, para serem implementadas nos municípios.

 “O nosso objetivo, aqui, é levar inovação, conhecimento e, principalmente, promover mudança de mindset entre os gestores do Sebrae no Pará. Dessa forma, contribuímos, ainda mais, para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos negócios no nosso estado”, destacou Rubens.

“Uma oportunidade de ampliar os conhecimentos para futuras parcerias e oportunidades de investimentos para nossa cidade, na área de tecnologia e inovação, com o intuito de transformar nosso município em um polo tecnológico, eficiente, sustentável, moderno e com melhor qualidade de vida para todos que moram aqui”, pontuou Watanabe.

Para o prefeito de Breves, Xarão Leão, a participação no encontro é uma possibilidade de fortalecimento da economia do município. “Estamos, aqui, em busca da oportunidade de melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida no nosso município, e melhorar no aspecto socioeconômico”.

Programação

O encontro abordou dez temáticas: tendências, liderança, estratégia, inovação, gestão, execução, tecnologia, ESG, governança e internacionalização.

A programação contou, ainda, com aulas nas universidades mais renomadas do mundo – Harvard, Hult International Business School e Massachusetts Institute of Technology – MIT; visitas de benchmarking; networking; e workshops para auxiliar os participantes a criarem um mapa de oportunidades e capacitar os gestores para implementarem o conhecimento adquirido nos municípios.

Andréia Xarão destacou a importância de parcerias com universidades. “É de uma importância imensa estarmos aqui, buscando conhecimento e parcerias com essas universidades, para adequarmos modelos de cidades que vimos aqui para a nossa realidade. É um momento de aprendizado e de oportunidade”.

Ao final do evento, os participantes receberam certificação Global Innovation Management Institute (GIMI), no Nível Innovation Catalyst, que é o primeiro passo para iniciar a jornada de gestão da inovação.

COP 30

O diretor Rubens participou do Encontro do Programa Epic (Innovation For Cities), entre os líderes do mundo todo, atento ao que pode ser adotado pela instituição nas ações para a COP30 em benefício aos pequenos negócios.

“Nós já temos ações para tornar Belém um destino inteligente, fruto de uma parceria Sebrae/BID, mas estamos em busca de mais conhecimento e networking, de olho no que podemos fazer em preparação dos pequenos negócios para as inúmeras oportunidades que a COP30 já está e vai gerar no Pará e na região Amazônia”, ressaltou o diretor.

“E não podíamos vir sozinhos. Essa comitiva tem um papel estratégico nesse desafio”, pontuou Rubens.

Com um cenário propício para captação de investidores, geração de negócios, criação de empregos e empreendedorismo, o Sebrae/PA está trabalhando para apoiar os pequenos negócios para a COP30, com ações de capacitação, consultorias, produtos e serviços especializados, seja de forma direta ou por meio de alianças com parceiros estratégicos, como o Governo do Estado, o principal deles.

Alimentação, hospitalidade, mobilidade e economia criativa estão no centro das atividades do Sebrae/PA na COP30, com foco na inovação, pluralidade e sustentabilidade.

Para facilitar o atendimento aos empreendedores, a entidade criou a Agência Sebrae COP30 e o site www.sebraecop30.com.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo