Cultura

“Uma noite no Museu, nesta sexta-feira, 07, projeto realizado pela Secult

No próximo dia 07 de julho, às 18h, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza mais uma edição do projeto “Uma noite no museu”, uma oportunidade para visitações noturnas gratuitas a alguns museus do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), no bairro da Cidade Velha. O sucesso da primeira edição em junho, que contou com mais de 10 mil visitantes, tornou a iniciativa permanente e agora passará a ocorrer toda a primeira sexta-feira à noite, a cada mês. A novidade desta edição inclui o Museu do Círio e a realização do projeto Preamar da Criatividade, que reúne diversos empreendedores locais e discotecagem, na praça da Fonte.

Secretária Úrsula Vidal
Foto: Iego Rocha

“A primeira edição foi um sucesso de público – uma prova de que a população tem sede de vivenciar seus centros históricos no período noturno. E os museus são equipamentos aglutinadores desse interesse e irradiadores da política de educação patrimonial. Nesta segunda edição, decidimos incorporar algumas sugestões dos visitantes e incluiremos uma programação agregada com feira de empreendedores e uma música gostosa, garantindo um ambiente ainda mais aprazível para quem for curtir mais ‘Uma Noite no Museu”, considera a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. 

A iniciativa da Secult busca ampliar e democratizar o acesso aos museus para um público diverso, assim como proporcionar uma nova experiência de diálogo com os espaços museais. A partir das 18h, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu do Forte, Museu de Arte Sacra e Museu do Círio seguem abertos para receber o público. Em primeira mão, quem visitar o Complexo Feliz Lusitânia neste dia e horário, poderá conferir duas novas exposições: “Amazônia Presente”, na Casa das Onze Janelas, e “Uma poética natural”, no Museu de Arte Sacra. No Forte do Castelo, também será possível participar de  uma ação de observação astronômica. 

Para o diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Estado (SIMM), Armando Sobral, os visitantes vão se surpreender com a programação que traz renovação nas vivências de espaços museais. “Acreditamos que assim como na primeira edição, será um grande encontro. Os museus se fortalecem, se tornam mais representativos e democráticos com ações dessa natureza. Eu acho que a visita noturna, mais do que uma experiência peculiar, de visitar um museu no horário ao qual ele não abre normalmente e também ver esses espaços numa perspectiva diferente, como é olhar pra cidade também numa situação ao qual normalmente nós estamos buscando outros ambientes e outros outros espaços de convivência. Eu acho que a cultura pode estar ali movimentando e modificando essa percepção do sujeito com o seu próprio lugar”. 

Serviço:
2ª edição do projeto ‘Uma noite no Museu’
Local: Complexo Feliz Lusitânia – Praça Frei Caetano Brandão, S/n
Preamar da Criatividade – Praça da Fonte
Horário: a partir das 18h
Entrada franca

Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo