‘Festival Sotaques da Sanfona Brasileira,’ em Belém, na Estação das Docas
A Estação das Docas foi o local escolhido para receber o Festival Sotaques da Sanfona Brasileira, entre os dias 2 e 4 de junho. O evento nacional quer ressaltar a importância e pluralidade da sanfona, e reforçar a presença do instrumento em todos os segmentos da música brasileira. A programação conta com shows gratuitos que reúnem sanfoneiros de todo o Brasil.
Os shows do festival serão abertos ao público e irão ocorrer no Anfiteatro São Pedro Nolasco, espaço que integra o complexo turístico Estação das Docas, e está localizado próximo ao terminal fluvial. Nesta edição, o grande homenageado será o músico Dominguinhos.
O projeto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura, e realização do Trem Mineiro, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. Conta, ainda, com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas.
Belém do Pará é a segunda cidade do país a receber o evento, que teve a 1ª edição realizada em junho de 2022, em Belo Horizonte (MG).
Programação
A curadoria do festival é de Toninho Ferragutti, reconhecido como um músico de prestígio do país, que já foi indicado três vezes ao Grammy Latino e tocou com nomes como Gilberto Gil e Maria Bethânia. A programação na Estação das Docas reúne sanfoneiros de diversos cantos do país. Confira a programação completa:
Dia 2 de junho (sexta-feira), às 19h:
Tista Lima e Trio Manari (PA) – A Sanfona Paraense
Gabriel Levy (SP) – A sanfona na música do mundo
Helinho Medeiros e Quinteto da Paraíba (PB) – A música de câmara na Sanfona
Toninho Ferragutti Quinteto (SP) – A Sanfona urbana contemporânea
Dia 3 de junho (sábado), às 19h:
Andrezinho (MA) – Sanfona na nova geração
Karol Maciel (PE) – A presença feminina na sanfona nordestina
Marcelo Caldi (RJ) – A sanfona no choro
Renato Borghetti (RS) – A Gaita-ponto e o festejo do sul
Dia 4 de junho (domingo), às 18h:
Kiko Horta (RJ) – A sanfona carioca
Marcelus Anderson (MS) – a sanfona pantaneira
Mestrinho (SE) – A tradição que se renova
O festival que celebra os sotaques da sanfona brasileira promete ser um retrato musical do Brasil. A programação inclui, ainda, workshops, palestra e aula-show realizados na Fundação Amazônica de Música – FAM, com participação gratuita. Para mais informações siga o festival nas redes sociais @sotaquesdasanfona.
SERVIÇO:
Sotaques da Sanfona Brasileira 2023
Data: 02, 03 e 04 de junho (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Anfiteatro São Pedro Nolasco – Estação das Docas (Belém).
Fonte: Agência Pará
Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)