Fundação Escola Bosque comemora 27 anos com 2.300 alunos e 8 unidades de ensino em 5 ilhas de Belém
A comemoração dos 27 anos do Centro de Referência em Educação Ambiental “Escola Bosque” Professor Eidorfe Moreira foi realizada nesta quarta-feira, 26, no auditório da Mariano Klautau, na sede da Fundação. A cerimônia teve como objetivo valorizar a história da instituição e agradecer a todos que fizeram parte da fundação. Na oportunidade, também houve a diplomação dos membros do Conselho Deliberativo da Funbosque.
O representante do Conselho de Representantes da Ilha de Caratateua (Consilhas), Raimundo Vasconcelos, falou sobre a importância da Fundação para a população de Outeiro. “Essa escola veio do anseio do povo para assegurar a conservação da natureza para as futuras gerações e garantir uma educação de qualidade para os moradores”.
A Escola Bosque completa 27 anos desenvolvendo um importante trabalho voltado à educação ambiental, atendendo 2.300 alunos desde a educação infantil à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). E conta com oito Unidades Pedagógicas, distribuídas em quatro ilhas de Belém e no distrito de Outeiro.
Corpo técnico
O presidente da Funbosque, Alickson Lopes, destaca que a Fundação conta com um grande corpo técnico, que desenvolve um trabalho não apenas de educação ambiental, mas também de cidadania nas escolas sobre as águas e as florestas.
“Hoje, superadas as dificuldades do passado, a Fundação Eidorfe Moreira se prepara para novos desafios, ampliando os projetos que são desenvolvidos na escola, como o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), Horta do Conhecimento, Agentes e Monitores Ambientais (AMA), Ruas Ecológicas e outros, contribuindo para o desenvolvimento da ilha”, relata Alickson.
“Estamos também nos preparando para receber a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que Belém é a candidata do Brasil a sediar em 2025”, destaca.
Durante a cerimônia foi realizada a diplomação dos membros eleitos do Conselho Deliberativo da Funbosque, dos segmentos alunos, professores e responsáveis.
A solenidade contou com a presença da titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Araceli Lemos. Na ocasião, os membros do Conselho de Representantes da Ilha de Caratateua (Consilhas) foram homenageados por fazerem parte da história da Escola, desde a fundação.
Chá no Bosque
Entre os festejos foi realizado o lançamento do projeto Terça-Feira Saudável, que disponibilizou para os servidores um chá preparado com erva medicinal cultivada nas bancadas do Complexo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, da Funbosque.
O espaço, muito agradável, se tornou um ponto de encontro para a comunidade escolar. Durante a degustação os alunos e técnicos explicaram sobre os benefícios do chá, sua contraindicação e a parte da planta utilizada para a produção.
Escola na Comunidade
A programação seguiu com os parabéns para a Funbosque e com a inauguração do espaço de acolhimento do projeto Ruas Ecológicas junto aos moradores das ruas onde o projeto é desenvolvido.
Weder Santos acredita que a escola está cumprindo o seu papel social. “Todo mundo viu como era a nossa rua. Agora percebemos a mudança que vem acontecendo com a organização da comunidade para manter os espaços limpos. Só tenho a agradecer pelo trabalho que a Funbosque vem desenvolvendo para beneficiar a comunidade”, disse Weder, que mora na rua Deus Proverá.
Fonte: Agência Belém