Governo inicia liberação de trânsito e recuperação de estradas estaduais afetadas pela chuva

Na PA-150, no trecho entre Goianésia e Tailândia, a Secretária de Transporte (Setran) concluiu hoje a criação de um desvio na lateral da pista. Para isso, foram colocadas duas linhas de manilha de um metro, que formam a tubulação necessária para passagem de água. Com isso, pedestres e motorista já podem seguir viagem enquanto as equipes concentram os esforços na recuperação da pista e na recomposição do asfalto.
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará
Segundo o titular da (Setran), Adler Silveira, o serviço de recuperação das vias foi mobilizado imediatamente após as ocorrências de deslizamento de terra. “Nós iniciamos o nosso trabalho logo após a ocorrência dos sinistros. Estamos trabalhando para solucionar o mais rápido possível e orientando os motoristas sobre rotas alternativas importantes neste momento”, destacou Adler Silveira.
“Sou morador de Goianésia e digo que essa estrada é muito importante. Saber que a ela está sendo refeita tão rápido é fundamental pra gente. O governador está atento a situação e em breve estará tudo na normalidade para nós” contou Josiel da Costa.
Foto: Raoni Figueiredo / Ag Pará
Já na PA-252, na área urbana da Vila de São Sebastião, com as chuvas, o rio Tracuateua transbordou, ocasionando um deslizamento da pista. Neste trecho, as equipes da Setran já regularizaram a área de plataforma e hoje devem iniciar a colocação de tubos para passagem da água. A próxima etapa é a colocação de pedras e posteriormente iniciar a cravação de estacas metálicas para liberação de meia pista. A previsão inicial é liberar o fluxo de veículos menores até o final deste sábado. De acordo com a Setran, somente meia pista será liberada para possibilitar a construção de uma ponte que deve durar aproximadamente 45 dias.
Para manter a mobilidade dentro da PA-252, a Setran vai iniciar o serviço de terraplanagem no ramal Dois Irmãos. A via serve como uma rota alternativa, assim como a alça viária.
Andre Silva, ciclista, avaliou positivamente a ideia da contratação da ponte. “Eu acredito que deve ficar melhor se for construída uma ponte aqui pra comunidade”.
Também em obras, o trecho da PA-481 segue sobre intervenção no trecho localizado entre as cidades de Barcarena e de Abaetetuba. A orientação nesta localidade é seguir viagem a partir do Posto Mirian até o trevo do Colônia.
Fonte: Agência Pará
Por Ronan Frias/Cohab