Novo Pronto-socorro de Belém na reta final: será direcionado para casos de urgência e emergência
O novo Pronto-socorro Doutor Roberto Hesketh Cavalleiro de Macedo está em reta final para ser entregue para a população. Localizado no km 9 da avenida Augusto Montenegro, no bairro do Parque Guajará, em Belém, a unidade será direcionada para atender urgência e emergência, para casos de risco de vida. O mais novo equipamento de saúde da região metropolitana contribuirá para desafogar o fluxo em outras unidades. A obra é executada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
Com investimento de mais de R$ 145 milhões, a unidade terá 110 leitos em mais de 40 mil metros quadrados. O espaço será dividido em três níveis com subsolo, pavimento superior e térreo, além de um estacionamento com mais de 800 vagas.
As obras com recursos do governo do Estado geraram mais de 300 empregos diretos, além de contribuírem para a remição de pena para custodiados, em regime semiaberto. Conforme prevê o direito penal, presos podem diminuir a condenação sentenciada pelos dias e horas trabalhadas.
Foto: Paula Lourinho / Ascom Sedop
Nesta quinta-feira (2), o engenheiro civil e secretário de obras do Estado, Ruy Cabral, fiscalizou o andamento dos serviços, que estão em ritmo acelerado. Foto: Paula Lourinho / Ascom Sedop“Em atendimento aos programas de assistência à saúde e na transversalidade desses programas, a Secretaria de Obras tem a finalidade de construir espaços, reformar, criar e adequar através da infraestrutura e devolver à população hospitais, policlínicas o qual estamos com obras espalhadas por todo o Pará, seja em Santarém, Breves, Capanema”.
Foto: Paula Lourinho / Ascom Sedop
“E, na Região Metropolitana com duas importantes grandes obras em andamento, como o Hospital Público da Mulher e o Pronto Socorro da Augusto Montenegro, esta unidade que será de “portas abertas” para atender toda a área da Augusto Montenegro, região das Ilhas de Outeiro, Mosqueiro. Mas, para além da obra, a geração de emprego e renda, só nesta unidade são mais de 300 vagas de empregos que estão sendo ocupadas por profissionais de diversas áreas”, ressaltou o engenheiro civil e titular da Sedop, Ruy Cabral.
Foto: Paula Lourinho / Ascom Sedop
A obra já está com mais de 80% dos serviços concluídos. No momento, está sendo executada a montagem da estrutura da passarela de pedestres, da estrutura de escoramento e dos elevadores. Ao mesmo tempo, o espaço passa pela instalação das tubulações de esgoto e a instalação da rede elétrica, além dos serviços como pintura, reboco e assentamento de cerâmica de piso e paredes. A previsão é que a unidade hospitalar seja concluindo no segundo semestre de 2023.
Com colaboração de Lucas Germiniani / Ascom Sedop
Fonte: Agência Pará
Por Lilian Guedes/Sedop