Cultura

Vale Música inicia formação de novos alunos. O mundo da educação e formação musicial.

Novas turmas iniciaram as atividades no projeto Vale Música Belém neste mês de fevereiro. Ao todo 52 crianças, entre 7 e 9 anos, selecionados no processo que a Fundação Amazônica de Música realizou em dezembro do ano passado, estão sendo introduzidas no mundo da educação e formação musicial. A iniciativa, que há 19 anos atende crianças e jovens da região metropolitana de Belém, conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os olhares curiosos e a timidez dão lugar a movimentos, muitas expressões e o primeiro contato com a flauta doce. Segundo a professora Eliane Fonseca, este é o início dos trabalhos. “Esse pode ser considerado o pontapé inicial para introduzir as crianças no processo de musicalização. E o mais importante de tudo é que a criança aprenda brincando, que eles se divirtam e tenham interesse de voltar na próxima aula”, explica.

Ela comenta que já nas primeiras aulas, fou surpreendida positivamente. “Fizemos algumas atividades e pude conhecer as crianças. O momento de cada um. O seu ritmo e o seu desenvolvimento. Nesse primeiro momento nós já sentimos a sede de conhecimento, a grande vontade que elas tinham de aprender e de interação com o instrumento. E já foi perceptível a mudança, entre o momento que eles entraram e que eles saíram da aula”, explica.

Trabalho de musicalização das novas turmas de alunos do Vale Música Foto: Ediel Sousa

Ainda segundo a professora, que atua desde 2017 no projeto Vale Música Belém, é possível acompanhar o desenvolvimento musical e a sensibilidade na criança. “Nós conseguimos avaliar como a música vai contribuir naquele momento com aquela criança e trabalhos vários aspectos como concentração, memória, coordenação motora, socialização e principalmente a disciplina. Música é igual a disciplina. Aonde a gente vai chegar com tudo isso, além do processo de aprendizado, desenvolver uma ligação com a família, com a escola, com a sociedade”, ressalta.

Atualmente o projeto atende cerca de 300 jovens e crianças e conta com a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil. Mensalmente, o projeto organiza apresentações dos alunos em programações abertas ao público.

Fonte: Relacionamento com a Imprensa/Vale

 

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo