Empreendedora de Marabá se destaca no ramo de seguros e fala sobre o apoio do Sebrae
“As pessoas não têm a cultura do seguro aqui no Norte, de uma forma geral. Então, o campo é muito grande”, enfatiza a empresária. Por isso, a maior dificuldade enfrentada pela empreendedora ao iniciar o negócio foi a falta pessoas com competência técnica. Atualmente, segundo Sueli, a empresa formaliza profissionais no ramo por causa dessa carência.
O fato de não existir um modelo de negócio de corretora de seguros também dificultou o trabalho inicialmente, segundo Sueli. A empreendedora relata que fez pesquisas nas corretoras de seguro de Belém e viu que elas não eram padronizadas.
“Quando a gente conseguiu ter esse modelo, setorizamos ele. Nós entendemos que poderíamos franquear a Maspará, virar uma franchising, virar uma franquia, e aí o Sebrae entra novamente em cena”, destacou a empresária.
Com todas as dificuldades, empreender foi um desafio. Mas, a empresária encontrou um ponto de apoio ao participar, em 2002, do Empretec, programa de formação de empreendedores aplicado pelo Sebrae, depois do qual finalizou o projeto da empresa. A empresária também teve suporte da instituição com cursos, capacitações e, consultoria, como financeira, atendimento, fluxo de caixa e marketing digital.
Com o sucesso, vieram os planos de expansão. A primeira franquia do empreendimento já é realidade e fica no município de Uruará, no sudeste paraense, e a segunda está prestes a ser lançada, em Marabá, na modalidade de franquia partner, que são pessoas que já possuem um negócio. Os planos para o futuro é ter 50 franqueados até 2024.
Atualmente, a Maspará oferece mais de 200 serviços para pessoas e empresas, como seguros, consórcios, créditos pessoais, planos de saúde e odontológicos, financiamentos de veículos e imóveis, entre outros, e emprega 20 pessoas.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará