Cultura
Na UNAMA, especialista destaca a saúde bucal para aproveitar melhor o período de carnaval
O carnaval é uma festa com muita música, dança e diversão, sendo uma das mais populares do Brasil. Em 2023, a programação segue do sábado (18) e se estende até a Quarta-feira de Cinzas (22), mas antes de cair na folia é importante lembrar que os excessos nessa época podem trazer riscos à saúde, especialmente quando se trata da saúde bucal.
Segundo o coordenador do curso de Odontologia da UNAMA – Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, Theodorico Neto, estar com a saúde bucal em dia é fundamental. “Em tempos de folia, muitas das vezes o paciente esquece de se hidratar, proteger os lábios com produtos próprios e até mesmo de realizar a correta higienização. Isso, ao longo dos dias, pode gerar acúmulo de placa bacteriana que irá causar mau hálito e, em estágios mais avançados, cáries e inflamações gengivais”, comenta.
Outro risco que as pessoas devem estar cientes é o uso excessivo de substâncias com o ácido das frutas cítricas que são comuns em drinks. Essas substâncias podem corroer o esmalte dos dentes, tornando-os mais suscetíveis a cáries e outros problemas bucais.
Veja outros riscos para a saúde bucal durante o carnaval:
Desidratação: A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas pode levar à desidratação e à diminuição da produção de saliva;
Má alimentação: Alimentos ricos em açúcar, como doces e refrigerantes, também podem prejudicar a saúde bucal já que o açúcar é um dos principais responsáveis pelo surgimento de cáries;
Herpes: Beijar mais de uma pessoa pode favorecer a contaminação por herpes, o famoso “sapinho”, que frequentemente surge em pacientes com baixa imunidade;
Má higiene: A não escovação dos dentes regularmente pode favorecer as inflamações nas gengivas, a gengivite, – e ao surgimento de halitose, mau hálito.
O professor da UNAMA, Theodorico Neto reforça: “Para ter um carnaval saudável é importante escovar os dentes regularmente, usar fio dental, limitar o consumo de açúcar e álcool e, se possível, evitar alimentos e bebidas ácidas em excesso. Vale também passar antes das festas em um dentista. Prevenir ou iniciar o tratamento precocemente é sempre melhor do que remediar”, finaliza.
Fonte: Ascom/Unama
Por Rayane Boulhões