PanoramaSocial

Helder Barbalho apresenta biodiversidade amazônica e soluções sustentáveis em evento proposto por governo do Reino Unido

Helder Barbalho frisou os avanços realizados pela gestão ambiental do estado do Pará como forma de prover um desenvolvimento sustentável, valorizando a floresta viva, as pessoas e os conhecimentos tradicionaisFoto: DivulgaçãoOs avanços realizados pela gestão ambiental do estado do Pará como forma de prover um desenvolvimento sustentável, valorizando a floresta viva, as pessoas e os conhecimentos tradicionais foram apresentados pelo governador Helder Barbalho nesta sexta-feira (17) durante o evento “Ação pela  Natureza: Mobilizando o setor privado”, conduzido pelo governo do Reino Unido, na Lancaster House, em Londres. O próximo compromisso do Chefe do Executivo Estadual será um uma reunião com o Rei Charles III, no Palácio de Buckingham, em apoio à biodiversidade global.

[vplayer id=’39702′]

O foco do evento, liderado pela ministra de Meio Ambiente, Agricultura e Assuntos Rurais do Reino Unido, Thérèse Coffey, foi o financiamento privado para a natureza e a biodiversidade, uma espécie de chamada ao setor privado do Reino Unido e Europa para se conectarem com planos e ações dos governos de todo o mundo e que são considerados oportunidades de investimentos.

Com pioneirismo, o Pará lidera iniciativas, reunidas em um arcabouço legal, que preveem ações de curto, médio e longo prazo para a transformação do uso do solo, que passará a ser mais eficiente e priorizará a sustentabilidade ambiental. As ações ocorrem por meio do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), que envolve medidas de comando e controle, desenvolvimento sustentável de baixas emissões, regularização ambiental e financiamento climático. 

Foto: Divulgação

O Plano Estadual de Bioeconomia, lançado em novembro passado, na Conferência do Clima da Nações Unidas (COP 27) que contempla o Parque de Bioeconomia e Inovação do Pará, e que já está em implementação, foi apresentado durante o encontro.

“Apresentamos o Plano Estadual de Bioeconomia e o Parque de Bioeconomia e Inovação do Pará como as principais oportunidades para os investidores internacionais, sobretudo soluções ambientais”, informou o governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho.

Durante o encontro também foi informado o que o Pará vem construindo para ações de biodiversidade, inovação, ciência, tecnologia, bioeconomia, soluções sustentáveis e sociais para todo o Estado.

“Esperamos que a nossa fala tenha sido bem acolhida para que a gente possa continuar recebendo investimentos do exterior e do próprio Brasil para a implementação do nosso plano de bioeconomia e do parque de bioeconomia e inovação”, concluiu o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida, que também acompanhou a reunião. 

Fonte: Agência Pará

Por Aline Saavedra

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo