Funtelpa prestigia apresentação do projeto “Museu do Futebol”
Na tarde desta quinta-feira (09), na apresentação, pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), do projeto sobre o Museu do Futebol, no Palacete Faciola, em Belém, a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) marcou presença para celebrar mais um avanço na valorização de um dos pilares trabalhados pela instituição: o esporte local.
O projeto visa estruturar um ambiente dinâmico para incentivar o público a percorrer a história do esporte, no Brasil e no Pará, em um itinerário que conduzirá o visitante a reconhecer os atletas emblemáticos, relembrar os campeonatos paraenses, conhecer os berçários onde surgem os novos ídolos, a ascensão do futebol feminino, os times locais e seus símbolos e uma infinidade de informações relacionadas à cultura do futebol, por meio de de tecnologias interativas, acervos históricos, dentre outros.
Hilbert Nascimento é presidente da Funtelpa
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
“É fantástica toda essa história, em que o Mangueirão esteve presente, ser exposta assim, em um museu, desde quando ele era só um anel com a geral, até depois com o passar do desenvolvimento desse estádio, as grande finais, a seleção brasileira lá dentro, o GP de atletismo que foi recorde de público nacional, então, esse acervo todo está pronto e a gente está à disposição para ajudar a entregar o melhor para este espaço extraordinário, o Museu do Futebol no Mangueirão”, pontuou o presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento.
Com pesquisa e curadoria do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) da Secult, o espaço será dedicado à promoção, difusão e à salvaguarda da memória futebolística no Brasil, com ênfase no desenvolvimento do esporte no estado do Pará. O novo Museu deverá ser instalado no Estádio Estadual jornalista Edgar Proença (Mangueirão) nos próximos meses.
Úrsula Vidal falou sobre o processo de estruturação do Museu do Futebol
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
A secretária de cultura do Estado, Úrsula Vidal, explicou que esse é um trabalho realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e adiantou os próximos passos depois da apresentação do projeto.
“Nós vamos abrir um processo de escuta dos clubes, da imprensa esportiva, que é muito importante também, dos próprios torcedores para que o ajuste desse calendário seja de acordo com a entrega do nosso Mangueirão”, declarou a titular da pasta de Cultura.
Fonte: Agência Pará
Por Raiana Coelho/Ascom/Funtelpa