Cultura

Vale Música Belém fará apresentações neste final de semana

Neste sábado (28), às 9h, será realizada a primeira aula concerto de 2023 do projeto do Vale Música Belém. A programação será na sala Augusto Meira, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM). No domingo, dia 29, a Orquestra Jovem Vale Música apresenta concerto com obras de Dvorak, às 18h.

Na aula concerto, pela manhã, estão previstas apresentações do Coro Infanto-Juvenil Vale Música, do Conjunto de Flautas Doce Vale Música e de solo, duos e quartetos. Entre as atrações está o Quarteto Norte, que é coordenado pelo professor Ronaldo Sarmanho. O grupo formado pelos alunos Giovan Amaral e Ludmila Higino (violino), Vitor Freitas (viola) e Alípio Vilena (violoncelo), é o atual vencedor do XV Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas na categoria Música de Câmara, promovido pela Fundação Carlos Gomes. 

No domingo (29), às 18h, a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) fará concerto aberto ao público. Na programação, duas peças do compositor tcheco Antonín Leopold Dvorak (1841-1904). Serão apresentadas a Dança Eslava, nº 8, op. 46, e Sinfonia nº 8 op. 88, em Sol maior, sob a regência do maestro Renan Cardoso, que iniciou seus estudos no projeto aos 8 anos de idade e é atualmente regente titular da OJVM.

Criada em 2010, a Orquestra Jovem Vale Música é um importante resultado do Projeto Vale Música Belém.  A orquestra reúne jovens de 14 a 29 anos de idade que já se apresentaram em importantes salas de concerto em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luis e Fortaleza, além de parcerias com grandes solistas internacionais. 

Serviço:
Neste sábado, dia 28/1, será realizada a primeira aula concerto de 2023 do Projeto Vale Música Belém, às 9h.

No domingo (29), a concerto da Orquestra Jovem Vale Música faz apresentação aberta ao público, às 18h.

As apresentações serão realizadas na Sala Augusto Meira Filho, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM), que fica na Av. Governador Magalhães Barata, N 1022 (entre Tv. 14 de abril e Tv. Castelo Branco).

O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Desde 2004, a iniciativa transforma a vida de alunos do ensino público, formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior.

Já são mais de cinco mil pessoas impactadas por meio do ensino e da aprendizagem da música. O projeto atende 300 crianças e jovens atualmente e conta com a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.

Fonte: Relacionamento com a Imprensa/Vale

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo