Saúde no Pará: busca por hábitos saudáveis marca ações do “Janeiro Branco” na Policlínica Lago de Tucuruí
Como parte das ações da campanha “Janeiro Branco”, destinada ao cuidado com a saúde mental, a Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, neste mês realiza uma programação especial para estimular os profissionais da unidade a praticarem hábitos mais saudáveis que beneficiem a saúde emocional.
A iniciativa coloca os colaboradores da unidade como protagonistas de todas as atividades desenvolvidas durante o mês de janeiro. O objetivo é que a ação seja refletida em relacionamentos ainda mais empáticos entre os colaboradores e atendimentos mais acolhedores para os usuários.
Durante o mês, estão sendo desenvolvidas dinâmicas de reflexões sobre autocuidado, com estabelecimento de metas para uma rotina mais saudável, respeitando aspectos emocionais, relacionais e pessoais, além disso, os profissionais são atendidos em sessões de meditação, relaxamento, ginástica laboral, técnicas de respiração e roda de conversa com foco na temática.
A assistente social Nathália Marinho acredita que as ações organizadas pela Poli foram de grande benefício ao trabalho e bem estar de todos. “Primeiro, a instrutora nos falou um pouco da importância da respiração no nosso dia a dia e o quanto ela é deixada de lado por conta da rotina de trabalho. Após esse momento, ela nos mostrou algumas técnicas de relaxamento, e esse foi um momento super agradável, quando pude relaxar, prestando bastante atenção na respiração e no meu próprio corpo. Achei uma ótima iniciativa promovida pela direção”, explicou.
Respirar de maneira adequada auxilia na eliminação de toxinas do corpo, melhora a oxigenação do cérebro e tem uma ligação íntima com o emocional. Ladir Filipini, especialista em terapias alternativas e responsável pelas ações, explica que as técnicas de respiração bem aplicadas podem ajudar os profissionais a receberem os pacientes e acompanhantes que chegam nos serviços de saúde ansiosos e com medo.
“Os profissionais de saúde, assim como todos, têm as suas demandas, seus medos e também carregam problemas da sua vida pessoal e não têm como separar isso. Então, quando começamos a trabalhar a respiração de forma adequada, esse profissional consegue estar presente ali e não vai deixar que o problema lá fora o capture nesse momento. Isso vai resultar em uma qualidade de atendimento. Isso faz muita diferença”, detalhou.
Para a diretora executiva da Poli Lago de Tucuruí, Louhanna Silva, essa ação que, apesar de ser destinada aos colaboradores, tem como impacto direto na assistência. “Um profissional bem disposto, com um ambiente de trabalho harmonioso, vai, sem dúvida, tratar o outro melhor, com mais atenção e respeito. Dessa forma, os pacientes e acompanhantes ganham com um atendimento humanizado e cordial”, disse a gestora.
Criada em 2014, a campanha “Janeiro Branco” tem como intuito chamar a atenção da sociedade sobre o tema, buscando estratégias políticas e sociais para que o adoecimento emocional seja conhecido, prevenido e combatido. O mês de janeiro foi escolhido por ser símbolo de recomeços, um período quando normalmente as pessoas param e refletem sobre suas vidas e fazem planos para o ano. A cor branca simboliza o recomeço, pois em uma tela em branco as pessoas podem pintar, desenhar e escrever o que quiserem, simbolizando recomeço.
A Policlínica Lago de Tucuruí é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. A unidade vem preencher uma lacuna no atendimento especializado de anos, e atende os paraenses dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.
Fonte: Agência Pará
Texto: Roberta Paraense/Ascom Policlínica Lago de Tucuruí