Fórum Econômico Mundial: Governador do Pará defende que é o momento de o planeta avançar com financiamentos para preservação da região amazônica
Em um evento historicamente incisivo nas tratativas sobre o futuro econômico do planeta, realizado nesta quinta-feira (19), o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), abriu espaço na programação principal para a região amazônica, com a realização do painel “A Amazônia em uma encruzilhada”.
O evento contou com a presença de políticos, ambientalistas, estudiosos e investidores. O governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho, em sua palestra enfatizou, mais uma vez, a bioeconomia como opção sustentável na relação do homem com a natureza. Helder Barbalho também destacou que é o momento de o planeta avançar com financiamentos para preservação da região, que tem importância crucial para o clima o planeta.
Veja, no vídeo da Agência Pará, o que diz o Governador do Pará.
O líder dos governadores da Amazônia ponderou que, apesar de ações constantes de fiscalização e repressão policial no combate a crimes ambientais, a preservação dos recursos naturais com financiamento internacional precisa considerar alternativas de renda para os produtores da região. “Entendo ser essa união a solução real, e não romântica, de ter como aliados os produtores locais no momento em que a floresta passa a ter um valor. O crédito de carbono e a valorização da floresta, junto com a biodiversidade e bioeconomia, farão com que possamos garantir um grande novo negócio no espectro global”, reiterou Helder Barbalho.
Fonte: Agência Pará
Por Leonardo Nunes/Secom