Social

Tempo “Porta-Balão” do Hospital Unimed Prime é essencial para salvar vidas

 
Na área da saúde cada minuto faz a diferença. Além de salvar vidas, o tempo bem administrado pode, também, reduzir os riscos de sequelas aos pacientes. Na Cardiologia Intervencionista, por exemplo, o tempo Porta-Balão, indicador de referência mundial, impacta diretamente na evolução de quadros de infartos do miocárdio. No Pará, o Hospital Unimed Prime – HUP é referência por reduzir esse tempo de 1 hora e meia para até 15 minutos, diminuindo riscos de morte e sequelas de pacientes infartados.
Foto: Divulgação
 
O Porta-Balão é um indicador que determina a saúde do músculo cardíaco irrigado pela artéria infartada. No Hospital Unimed Prime, vários fatores explicam a redução para um tempo mínimo de atendimento, um deles é a exclusividade de plantonistas no hospital, ressalta o Dr. Marcos Reale, médico cooperado da Unimed Belém, responsável técnico pelo Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Unidade.
 
O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Unimed Prime, conta com profissionais de enfermagem especializados, farmácia satélite e uma UTI Cardiológica, diminuindo ainda mais o tempo Porta-Balão, e reduzindo outras possíveis complicações nos quadros dos pacientes.
 
“É tudo muito organizado, e conectado. O paciente chega na Sala Vermelha do Prime, e em até 5 minutos é feito o eletrocardiograma, durante a triagem, sem precisar esperar para a internação. Feito o diagnóstico, sobre o qual a equipe de hemodinâmica é notificada. O maqueiro leva o paciente, para que seja preparado para o procedimento cirúrgico em até 10 minutos. Isso permite que o paciente saia sem sequela nenhuma de um infarto.”, detalha o DR. Marcos Reale.
 
A tecnologia é um outro fator diferencial na evolução clínica do paciente, o hospital, foi o 3º do Brasil a investir no equipamento de ponta conhecido como “Azurion 7”, que realiza intervenções cardíacas guiadas por meio de imagem. “Esse equipamento de ponta nos mostra o mapa das artérias do coração. Ele fica traçado no monitor em tempo real, permitindo que se faça um caminho com precisão e agilidade até a lesão. Essa tecnologia usa quantidade menor de radiação, cerca de 30%, e uma quantidade mínima de contraste. É o mais sofisticado da região, que permite ver as artérias em diferentes angulações.”, conclui o médico cooperado, Dr. Marcos Reale.
 
Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio é a maior causa de óbitos no país. A estimativa é que ocorram cerca de 300 a 400 mil casos anuais de infarto e que, de cada cinco a sete casos, ocorra uma morte.  Em caso de atendimento sugestivo de infarto é essencial que o acolhimento seguro, na urgência e emergência, ocorra no menor tempo possível, diminuindo qualquer tipo de risco à saúde do paciente.  
 
Os principais fatores de risco são sedentarismo, alimentação ruim, tabagismo e estresse. A prática de atividades físicas, e alimentação adequada são hábitos importantes que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças e os riscos de infartar.
 
Fonte: Gaby Comunicação
Por Liane Gaby 
 
 
 
COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo