Hospital Abelardo Santos ultrapassa 150 mil atendimentos em consultas e exames, em 2022

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, registrou, em 2022, 153.334 atendimentos, sendo 103.284 exames por imagem e 50.050 consultas ambulatoriais. O maior hospital público do Estado Pará, referência em alta complexidade, realiza, em média, mais de 4 mil consultas por mês. Os atendimentos são ofertados via Sistema Estadual de Regulação, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O hospital disponibiliza 11 especialidades médicas que são: vascular, urologia, cirurgia torácica, cirurgia ginecológica, mastologia, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia. Para realizar os atendimentos, é necessário que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e seja cadastrado no programa Sisreg (Sistema Nacional de Regulação).
Para suprir a necessidade de moradores do distrito de Icoaraci, Outeiro e outras ilhas próximas, o HRAS disponibiliza, mensalmente, mil vagas para atendimento na especialidade de clínico geral, sendo 700 vagas para atendimento de primeira vez e 300 de retorno. Para realizar o agendamento, o paciente deve entrar em contato pelo call center da unidade, através do número: (91) 3199-9860, que também funciona como aplicativo de mensagem (WhatsApp).
Para o agendamento virtual, o paciente deve estar munido com documentos pessoais e comprovante de residência, no próprio nome ou em nome dos pais, para fotografá-los e enviá-los através do aplicativo. Após esse procedimento, a pessoa deverá comparecer no dia agendado com os documentos originais em mãos.
“Esse quantitativo foi disponibilizado para suprir a alta demanda de pacientes vindos da região e ilhas próximas. Assim, conseguimos oferecer mais comodidade aos usuários, que não precisarão ir tão longe de casa para receber atendimento médico”, ressalta o diretor geral Jean Cleber.
A atuação do Governo do Estado vem resultando em benefícios imensuráveis à população paraense. “A nossa unidade atende casos de média e alta complexidade. E isso exige, além de profissionais capacitados, uma infraestrutura capaz de oferecer o melhor ao nosso paciente. Hoje, o HRAS dispõe de equipamentos de alta tecnologia que permitem a realização de procedimentos de altíssimo grau de complexidade”, finaliza o gestor.
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade pública, da rede de saúde pública estadual administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Fonte: Agência Pará
Texto: Ascom HRAS