Mercado

Aula inaugural para curso de formação de 206 novos agentes, é realizada pela policia civil

A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (05), a aula inaugural do Curso de Formação dos novos policiais civis do Estado do Pará, turma 2023. O evento aconteceu no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará e reuniu centenas de convidados, entre alunos, familiares e autoridades.

Aula inaugural do curso de formação de 206 novos policiais civis Aula inaugural do curso de formação de 206 novos policiais civis

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

A aula inaugural representa o início do curso realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) para a formação de 206 novos policiais civis que estavam no cadastro de reserva dos concursos C-206 e C-207. Ao todo, o curso de formação vai contar com a participação de 75 candidatos para o cargo de delegado, 87 investigadores, 38 papiloscopistas e seis escrivães.

Durante o evento, o Governador Helder Barbalho destacou que o ingresso dos novos agentes de segurança, somados aos mais de mil policiais civis formados no ano de 2022, vai representar um aumento de 40% no efetivo da Polícia Civil do Pará. 

O governador Helder Barbalho durante a solenidadeO governador Helder Barbalho durante a solenidade

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

“Nós estamos ampliando o efetivo da instituição com esta entrada de mais 206 novos colaboradores. São mais de 1.000 novos policiais, entre delegados, escrivães, investigadores e papiloscopistas,  para que a Polícia Civil do Pará possa cada vez mais ampliar a sua presença e assegurar a qualidade do serviço. É o Sistema de Segurança do Pará dando respostas e agindo para salvar vidas e proteger a nossa população.” – Helder Barbalho. Veja o que ele diz:

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, reforçou que a presença dos novos agentes irá possibilitar a ampliação da atuação policial em todas as regiões do Estado e ressaltou que o reforço no efetivo proporcionou com que todas as delegacias do Estado agora tenham equipes completas atuando“Iremos reforçar ainda mais o efetivo nas unidades de todas as regiões e fortalecer nossas unidades especializadas, como as Delegacias de Atendimento à Mulher,  Delegacia do Meio Ambiente e Proteção Animal, bem como combater com mais eficiência os delitos gerais que ocorrem no estado.” pontuou o Delegado-Geral.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, apontou que o ingresso de novos servidores é fundamental para qualificar a atividade policial.

Ualame Machado, secretário de Segurança Pública do ParáUalame Machado, secretário de Segurança Pública do Pará

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

“Além de ter reformado e construído novas unidades, entregue equipamentos de ponta, é importantíssimo que nós possamos cada vez mais trazer o nosso maior patrimônio para a instituição, que são as pessoas, os policiais. Desta feita, depois de formar em 2022 mais de mil policiais, iniciamos agora um curso de formação para mais de 200, para que a gente possa cada vez mais a Polícia Civil presente em todo estado do Pará.” 

Até o mês de abril, os alunos inscritos no curso de formação vão passar por um intenso treinamento, desenvolvendo técnicas para o melhor desempenho profissional, é o que garante o delegado Waldir Freire, diretor da Acadepol. “Neste curso, teremos fundamentos de defesa pessoal, tiro, investigação policial muito aprofundada, tecnologias avançadas e cuidado com o ser humano, além de questões dos direitos humanos. É um conjunto de disciplinas que faz com que a pessoa, o cidadão comum, se torne um policial, com desejo sempre de servir à coletividade, essa é a maior função do policial civil.” declarou.

O diretor jurídico do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Pará (SINDPOL),  José Ferreira, destacou a importância as polícias que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado para a valorização dos órgãos de segurança pública. 

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

“Desde o início da atual gestão estadual, o Sindpol vem acompanhando os atos realizados na segurança pública. Estamos muito satisfeitos com esse incremento no efetivo. Isso traz mais segurança para as famílias e para a sociedade.” afirmou.

Para quem está prestes a iniciar o curso de formação, as expectativas são altas. É o caso de Felipe Mendonça, que irá participar do curso para a formação no cargo de delegado. “Nosso sentimento é de muita gratidão por ter chegado até aqui e muita vontade de extrair os maiores conhecimentos possíveis nesses meses para fazer uma formação completa e sermos os melhores delegados que nós pudermos.” garantiu.

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo