Social

Secretaria de Saneamento orienta moradores e comerciantes na Cidade Velha

 

Nesse início de ano, as ações de educação ambiental da Prefeitura Municipal de Belém se intensificam e avançam nos distritos e bairros da capital, levando informações sobre o descarte correto de resíduos sólidos, coleta regular de lixo, coleta seletiva e outras ações que colaboram com o bem-estar da população. 

Uma equipe de Agentes de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), realizou hoje (4) ações de conscientização, fiscalização e orientação, em relação ao horário e descarte correto dos resíduos sólidos. A ação foi junto aos comerciantes e moradores das ruas Doutor Assis, Padre Champagnat e Siqueira Mendes, no bairro da Cidade Velha, escolhido para iniciar as ações nesse início de ano.

A Cidade Velha possui pontos turísticos, patrimônio artístico e cultural que devem ser valorizados, conservados e respeitados. Suas ruas, praças e igrejas se destacam na memória cultural de Belém.

Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental da Sesan, Mauro Ribeiro, o trabalho é fundamental: “A Sesan vem combatendo o descarte irregular e eliminando pontos críticos na cidade de Belém. Hoje realizamos um trabalho de orientação e conscientização ambiental dos moradores, comerciantes e transeuntes da importância do manejo, acondicionamento e descarte correto de resíduos sólidos nesse bairro turístico. Por isso, associar o trabalho de educação ambiental, levando em consideração o patrimônio histórico e cultural, é importante por uma cidade sustentável”, enfatiza Mauro.

O objetivo da ação é orientar os moradores e comerciantes sobre a coleta seletiva no bairro, feita de segunda a sábado, pela parte da noite. É necessário que a população seja orientada a descartar os resíduos somente ao entardecer.

A ação tem aprovação da comerciante Maria da Conceição Pinheiro de Farias, de 62 anos, que há 40 anos tem sua barraquinha de café com leite na rua Siqueira Mendes: “Eu aprovo o trabalho de vocês. Quando termino deixo tudo limpo, mas quando chego encontro tudo sujo: há vendedores de churrasco à noite que não têm essa preocupação”, comenta Conceição.

Na Praça do Carmo, esquina com a Travessa Joaquim Távora, a dona de casa Raimunda Nascimento há 15 anos está, todos os dias, com a venda de comidas. Ela se diz satisfeita com o trabalho dos agentes: “Essas orientações são muito importantes, já não se vê mais aqui na praça esses descartes de lixo de dia: o agente de limpeza Wellington Luiz Silva está de segunda a sábado fazendo a limpeza normal da praça”, explicou Raimunda. 

Na última ação de educação ambiental de 2022, ocorrida no dia 27 de dezembro, os agentes ambientais encontraram diversos pontos de acúmulo de lixo no bairro e hoje os mesmos foram parabenizados pelo comerciante Elievaldo Batista, que tem seu comércio na Rua Siqueira Mendes com a Travessa Joaquim Távora: “Parabéns pelo trabalho que vocês vêm desenvolvendo aqui no bairro, a última ação foi tudo de bom, pois não foi mais colocado lixo próximo ao meu estabelecimento”, disse satisfeito Elievaldo.

O educador ambiental Manoel Lopes resume bem a importância do trabalho: “Seja aqui ou em qualquer bairro, a população tem que ser instruída e orientada: estamos aqui pra isso, aqui é um centro histórico, tem que preservar e conservar limpo, pois recebemos turistas”, explica Manoel.

Fonte: Agência Belém

Por Cecília Magalhães

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo