O compromisso da mineração aplicado à diversidade e inclusão nas empresas
![](/wp-content/uploads/2022/12/5fa6d62c-a571-41eb-b53f-7717421b9779.jpg)
Falar sobre inclusão e diversidade é abordar, por exemplo, temas como a equidade de gênero nas organizações. Ao longo dos anos, o setor mineral vem avançando no que diz respeito à inclusão de mulheres na mineração. Inclusão e diversidade e na mineração são a abordagem central do Prêmio Simineral de Comunicação, promovido pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), lançado no mês de dezembro.
De acordo com a vice-presidente do Simineral, Ana Carolina Alves, as mulheres conquistam cada vez mais espaço, desde a operação de equipamentos pesados, que antes era exclusivamente feita por homens, até cargos de liderança. “Em 2021, Relatório de Progresso do Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração, promovido pela Women in Mining Brasil, mostra que 15% da força de trabalho na indústria mineral é composta por mulheres, um crescimento de 2% na comparação com 2020. O processo para a inserção da mulher é necessário e urgente. Por isso, já observamos um compromisso de metas a serem trabalhadas entre as grandes corporações em prol de uma realidade mais justa”, afirmou.
Na edição do Simineral ON de dezembro, alguns projetos de mineradoras associadas ganharam destaque nesse âmbito. Entre eles, a Hydro, com o programa Diversidade, Inclusão e Pertencimento. A iniciativa é um compromisso da companhia em promover uma mudança positiva na sociedade, tendo como meta aumentar a representação de empregadas para 25% até 2025.
A Alcoa também oferece iniciativas voltadas para a inclusão e diversidade. Na operação da mina de Juruti, no Oeste do Pará, a mineradora aposta nos talentos, por isso adaptou espaços para a atuação de colaboradores PcDs, além de incentivar mulheres a exercerem funções na área de extração do minério. O diretor de operações da Alcoa em Juruti, Helio Lazarim, destaca que a Alcoa valoriza a pluralidade de comportamentos e experiências, em um ambiente dinâmico e acolhedor, com a finalidade de alcançar o completo potencial humano e profissional. “Cuidar das Pessoas” é um dos valores da Alcoa e incorpora uma cultura que atravessa gerações, fronteiras e diferenças. Isso significa que estamos comprometidos com a inclusão, a igualdade e o respeito. Todos, independentemente da cor de sua pele, gênero, orientação sexual, ou de quem são ou de onde vêm, merecem justiça e igualdade de oportunidades”, enfatiza.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são mais da metade da população brasileira. Apesar disso, as mulheres representam pouco mais de 40% da força de trabalho no país. Quando se trata de cargos de liderança, de acordo com a Organização Nações Unidas (ONU), as trabalhadoras recebem cerca de 84% do que ganham os homens.
Fonte: Agência Eko
Texto: Samuel Alvarenga/Jornalista DRT PA 2431
Por Alessandra Fonseca