Guaranews
Na UNAMA Campus Ananindeua, Segurança Tecnológica é discutida em simulação da ONU
A Segurança Tecnológica é o tema central da Simulação de Organismos das Nações Unidas (SIONU) 2022, realizada pela UNAMA – Universidade da Amazônia. A iniciativa é promovida por meio do curso de Relações Internacionais e visa a mediação, o debate e o treinamento de estudantes para atuar em conferências da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta edição, o evento acontece até 28 de outubro, no auditório 1 do campus Ananindeua. A temática é “(In)segurança tecnológica e seus desdobramentos no século XXI”, que trabalhará os conceitos de segurança e estratégia; tecnologia da política e desenvolvimento científico, tecno-social e sustentável. A atividade é organizada pelos acadêmicos do 6º semestre e apoio dos demais alunos e gestores da graduação.
Essa simulação já acontece há 10 anos na UNAMA, sendo o maior evento de Relações Internacionais do Norte do Brasil. São quase 200 alunos envolvidos, divididos e 28 delegações. Os estudantes buscam dialogar nos idiomas oficiais da ONU: português, inglês, espanhol e francês.
Para o coordenador do curso de Relações Internacionais da UNAMA, Mário Tito Almeida, a SIONU 2022 traz um tema atual, com discussões antigas. “Nunca se falou tanto na necessidade de segurança tecnológica. Há uma corrida entre os países – em várias frentes – para conter vazamento de dados, ameaças de drones, questões de existência humanitária e o cibercrime. Vai ser uma experiência enriquecedora aos futuros internacionalistas”, disse o gestor.
Além da simulação, o curso também promoverá, no dia 26, um simpósio discutindo sobre o mesmo tema da simulação, com a participação de trabalhos produzidos pelos alunos do curso de relações internacionais. Veja a programação completa:
Hoje, Quarta-feira (26/10)
18h30: Abertura do evento com mesa composta por autoridades
19h: Palestra Magna
Quinta-feira (27/10)
15h: credenciamento
15h30: Abertura
15h45: leitura dos Discursos de posicionamentos oficiais (DPO)
16h30-18h: Painel 1 – “Os limites dentro da era digital: controvérsias e regulamentação”
18h30-20h: Painel 2 – “Tecnologia e segurança: potencial ou ameaça?”
20h: encerramento
Sexta-feira (28/10)
15h: credenciamento
16h-17h30: Painel 3 – “As contrariedades do capital tecnológico e entraves de resolução”
18h: Premiação e resultado simpósio
Fonte: Ascom/Unama
Por Rayane Boulhões