Na Fiepa em pauta, o futuro da mineração no Pará e o lançamento da Exposibram 2023 que será em nosso Estado
As políticas públicas e o fomento para o setor mineral na retomada do crescimento socioeconômico sustentável do Brasil, trazendo as projeções do setor para 2023. Esses são os principais temas em debate durante o talk show especial em comemoração aos 10 anos da Casa da Mineração, nesta quinta-feira (27), às 16h, no auditório da Albano Franco, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). Os interessados em participar podem fazer a inscrição no evento por meio do preenchimento de formulário disponível no link: https://forms.gle/Wf9XQF4nYiHJq3PXA
Realizado pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento também será uma oportunidade para o lançamento oficial da Exposibram, que em 2023 será realizada no estado do Pará, programada para ocorrer em agosto.
Considerada um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) é realizada anualmente pelo IBRAM, com o patrocínio de grandes empresas e participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para as companhias gerarem negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.
O presidente do Simineral, Guido Germani, afirma que este é um momento de celebração entre as entidades, que contribui para a formação de uma nova percepção da atividade mineral. “O evento traz uma percepção de que a mineração, em especial a paraense, está, gradativamente em evolução a partir de ações e decisões tomadas pelos dirigentes do setor, desde a cujo intuito seja construir uma nova forma de pensar a mineração baseada na geração de emprego e renda, desenvolvimento territorial e produção sustentável”, afirmou.
Para o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, os 10 anos da Casa da Mineração são um dos marcos históricos da indústria da mineração exercida no Pará e na Amazônia, de acordo com as boas práticas em sustentabilidade, responsabilidade social e em sintonia e harmonia com o meio ambiente. “É por meio da Casa da Mineração que essas duas organizações somam forças, conhecimentos e elaboram projetos em prol do desenvolvimento e da expansão da mineração. Ao promoverem o setor industrial da mineração, IBRAM e SIMINERAL, no ambiente da Casa da Mineração, contribuem substancialmente para a geração de benefícios à população, expressos na geração de emprego, renda, oportunidades de negócios, além de proporcionar arrecadação tributária significativa”, concluiu.
Sobre a Casa da Mineração
Inaugurada em 2012, a Casa da Mineração completou, em agosto de 2022, 10 anos. Localizada no centro de Belém, o local é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que tem como missão ser um acervo completo de informações sobre a mineração no estado e no país. O espaço também funciona como um palco de articulações com autoridades e técnicos, além de servir de local para tomadas de decisão, iniciativas de programas, projetos, políticas e ações relacionadas à atividade.
Fonte: Ascom/Simineral
Por Alessandra Fonseca